Pular para o conteúdo principal

Construtora ergue o primeiro prédio que gera mais energia do que consome


Para a maioria dos arquitetos, o prédio dos sonhos é aquele que consume zero de energia. Mas os profissionais do Arte Charpentier Architects queria mais e decidiram construir o primeiro edifício que gera mais energia do que consome.
Do projeto aos materiais, passando pelo comportamento do usuário, a Torre Elithis aplica as últimas técnicas de desenvolvimento sustentável e consegue produzir seis vezes menos gases do efeito estufa que os prédios comuns.
Construída em Dijon, na França, o prédio foi totalmente planejado com base em uma ideologia sustentável que prega a escolha de materiais com a partir do seu impacto ambiental, o uso da energia solar, de iluminação e ventilação naturais e conscientização e participação de seus usuários na economia e uso consciente de energia.
A torre, que originalmente era apenas um desafio teórico iniciado por Thierry Bievre, Diretor Geral da Elithis Engenharia, é feita de madeira e possui isolamento feito com material reciclado. O prédio também possui 330 painéis solares e um protetor solar para remover o excesso de calor e permitir a entrada de luz natural. As emissões do escritório ainda são recuperadas e reutilizadas dentro da própria torre.

Espalhando a ideia

A Elithis Engenharia não quer que sua proeza energética passe despercebida, por isso a empresa instalou 1.600 sensores de energia em todo o prédio e projetou um letreiro público que informa o seu consumo energético diário.


Por ser o primeiro laboratório de ativos ambientais desse tipo no mercado, cientistas, pesquisadores e universidades também são convidados a visitar o edifício e avaliar as informações recolhidas no projeto.

E a melhor parte talvez ainda esteja por vir: o prédio de 10 andares e 16 mil metros quadrados custou US $ 10 milhões – preço relativamente baixo para os padrões desse tipo de construção e comparável ao de edifício tradicional. É mais uma prova de que edifícios verdes também podem ser acessíveis.

Fonte: Portal EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt