Pular para o conteúdo principal

Criatividade Sustentável: Fazendo muito com pouco


Ser ecológico na hora de criar objetos não significa somente trabalhar com reciclagem. As opções para praticar a criatividade sustentável são inúmeras. Escolher cuidadosamente o que você irá utilizar, calcular a quantidade de materialque será empregada, selecionar componentes inteligentes e práticos são algumas das possibilidades. O Blog Ekos juntou algumas ideias de produtos que conseguiram ser ecológicos trazendo nas suas fórmulas todos esses elementos.

O site Clossette traz uma receita para a criação de um ‘pingente planta’. Pelo nome, pode até parecer complicado, mas é na verdade uma ecojoia muito simples de montar. Como mostra a figura acima, para começar, basta escolher uma garrafinha em miniatura como as de pimenta, por exemplo, ou então de amostras de perfume. Depois, com uma mini-espátula, acrescente um pouco de terra já com a semente em desenvolvimento. O próximo passo é cortar um pedaço de rolha do tamanho da abertura da garrafa e pregar um fecho em um dos lados para prender a corrente e formar um colar. Quem ama plantas vai amar o acessório.
Com a velocidade de mudança nos dias de hoje, os objetos vão perdendo valor cada vez mais rápido. CDs e disquetes já são quase dinossauros na história da tecnologia. Imagine então os discos de vinil! Pensando nisso, o designer de produtos Jeff Davis criou uma coleção de porta-copos com discos velhos que já não funcionavam mais. Essa invenção, segundo o artista, foi feita especialmente para os nostálgicos e amantes da música.
“Menos é mais” também é o mantra do estúdio de design Quatro Quatro, que entre seus projetos, que procuram trazer novas soluções para objetos de uso cotidiano, desenvolveu a ‘Cadeira Almofada’, que é super leve e feita com o mínimo possível de material. Com design limpo e minimalista, também ocupa pouco espaço, o que diminui o custo de transporte.


Já os designers da empresa Nothing levaram ao pé da letra a história de escolher o material pensando no meio ambiente e resolveram montar um escritório inteiro feito com caixas de papelão. Dá só uma olhada!



Pronto, agora você tem boas inspirações para explorar a sua criatividade a favor do planeta. Compartilhe suas ideias conosco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios