Pular para o conteúdo principal

Criatividade Sustentável: Fazendo muito com pouco


Ser ecológico na hora de criar objetos não significa somente trabalhar com reciclagem. As opções para praticar a criatividade sustentável são inúmeras. Escolher cuidadosamente o que você irá utilizar, calcular a quantidade de materialque será empregada, selecionar componentes inteligentes e práticos são algumas das possibilidades. O Blog Ekos juntou algumas ideias de produtos que conseguiram ser ecológicos trazendo nas suas fórmulas todos esses elementos.

O site Clossette traz uma receita para a criação de um ‘pingente planta’. Pelo nome, pode até parecer complicado, mas é na verdade uma ecojoia muito simples de montar. Como mostra a figura acima, para começar, basta escolher uma garrafinha em miniatura como as de pimenta, por exemplo, ou então de amostras de perfume. Depois, com uma mini-espátula, acrescente um pouco de terra já com a semente em desenvolvimento. O próximo passo é cortar um pedaço de rolha do tamanho da abertura da garrafa e pregar um fecho em um dos lados para prender a corrente e formar um colar. Quem ama plantas vai amar o acessório.
Com a velocidade de mudança nos dias de hoje, os objetos vão perdendo valor cada vez mais rápido. CDs e disquetes já são quase dinossauros na história da tecnologia. Imagine então os discos de vinil! Pensando nisso, o designer de produtos Jeff Davis criou uma coleção de porta-copos com discos velhos que já não funcionavam mais. Essa invenção, segundo o artista, foi feita especialmente para os nostálgicos e amantes da música.
“Menos é mais” também é o mantra do estúdio de design Quatro Quatro, que entre seus projetos, que procuram trazer novas soluções para objetos de uso cotidiano, desenvolveu a ‘Cadeira Almofada’, que é super leve e feita com o mínimo possível de material. Com design limpo e minimalista, também ocupa pouco espaço, o que diminui o custo de transporte.


Já os designers da empresa Nothing levaram ao pé da letra a história de escolher o material pensando no meio ambiente e resolveram montar um escritório inteiro feito com caixas de papelão. Dá só uma olhada!



Pronto, agora você tem boas inspirações para explorar a sua criatividade a favor do planeta. Compartilhe suas ideias conosco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável