Pular para o conteúdo principal

Criatividade Sustentável: Fazendo muito com pouco


Ser ecológico na hora de criar objetos não significa somente trabalhar com reciclagem. As opções para praticar a criatividade sustentável são inúmeras. Escolher cuidadosamente o que você irá utilizar, calcular a quantidade de materialque será empregada, selecionar componentes inteligentes e práticos são algumas das possibilidades. O Blog Ekos juntou algumas ideias de produtos que conseguiram ser ecológicos trazendo nas suas fórmulas todos esses elementos.

O site Clossette traz uma receita para a criação de um ‘pingente planta’. Pelo nome, pode até parecer complicado, mas é na verdade uma ecojoia muito simples de montar. Como mostra a figura acima, para começar, basta escolher uma garrafinha em miniatura como as de pimenta, por exemplo, ou então de amostras de perfume. Depois, com uma mini-espátula, acrescente um pouco de terra já com a semente em desenvolvimento. O próximo passo é cortar um pedaço de rolha do tamanho da abertura da garrafa e pregar um fecho em um dos lados para prender a corrente e formar um colar. Quem ama plantas vai amar o acessório.
Com a velocidade de mudança nos dias de hoje, os objetos vão perdendo valor cada vez mais rápido. CDs e disquetes já são quase dinossauros na história da tecnologia. Imagine então os discos de vinil! Pensando nisso, o designer de produtos Jeff Davis criou uma coleção de porta-copos com discos velhos que já não funcionavam mais. Essa invenção, segundo o artista, foi feita especialmente para os nostálgicos e amantes da música.
“Menos é mais” também é o mantra do estúdio de design Quatro Quatro, que entre seus projetos, que procuram trazer novas soluções para objetos de uso cotidiano, desenvolveu a ‘Cadeira Almofada’, que é super leve e feita com o mínimo possível de material. Com design limpo e minimalista, também ocupa pouco espaço, o que diminui o custo de transporte.


Já os designers da empresa Nothing levaram ao pé da letra a história de escolher o material pensando no meio ambiente e resolveram montar um escritório inteiro feito com caixas de papelão. Dá só uma olhada!



Pronto, agora você tem boas inspirações para explorar a sua criatividade a favor do planeta. Compartilhe suas ideias conosco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt