Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

10 de abr de 2012

Telhado Verde – Cubra Sua Casa de Benefícios

Os telhados verdes são aqueles que possuem uma técnica, na qual, a cobertura superior de residências ou pontos comerciais são revestidas de plantas e vegetais.

Esta técnica permite a impermeabilização e drenagem da cobertura, ajuda a reduzir a poluição ambiental de grandes cidades, ameniza os fatores climáticos como calor excessivo gerado pela ação do sol e ainda garante um ambiente bonito e colorido para quem olha por fora.

Como ameniza o calor dentro do ambiente, o telhado verde reduz a necessidade de utilização de recursos de refrigeração, como ar condicionado, que além de gerar maior energia, sendo ruim financeiramente, também é desinteressante do ponto-de-vista do meio ambiente, uma vez que polui a atmosfera. Assim ele se torna mais uma ferramenta útil na construção de um imóvel sustentável.

Como resultado, o telhado chega a reduzir em até 30% os efeitos climáticos dentro da casa. Além disso, o telhado verde é também bom para a saúde: a vegetação ajuda a manter a umidade relativa do ar. Vale lembrar que a baixa umidade pode gerar problemas respiratórios e também problemas de pele. As plantas têm papel importante na “purificação” do ar, pois consomem gás carbônico e devolvem oxigênio para a atmosfera. É evidente que respirar um ar mais limpo, traz inúmeros benefícios para a saúde.


Outro benefício é a redução no consumo de água. A vegetação e a terra do telhado criam um filtro natural e água que cai da chuva pode ser utilizada ara regar plantas, tomar banho, preparar alimentos ou até beber. Esteticamente os telhados verdes também podem ser atrativos. Eles deixam os edícifios verdes duplamente mais verdes.

Como não são comuns, pelo menos por enquanto, são chamativos e despertam atenção e curiosidade de quem os vê. Para quem implantar o telhado em comércios, ainda irá gerar, no seu público, uma impressão positiva, pois verá que sua empresa se preocupa com o meio ambiente e em soluções sustentáveis para problemas como o grande calor ou armazenamento de água.