Pular para o conteúdo principal

Construção Sustentável – Sua Importância para Meio Ambiente


As construções sustentáveis são caracterizadas pelo emprego de técnicas conscientes, por meio de utilização dos recursos disponíveis de forma sustentável, o que possibilita satisfazer as necessidades sociais sem que para isso seja preciso prejudicar o meio ambiente.

Qual a importância da Construção Sustentável?

O aperfeiçoamento das construções civis está intimamente ligado ao desenvolvimento humano. Entretanto, ultimamente os aprimoramentos realizados nas edificações têm contribuído para o estrago do meio ambiente, já que as construções civis estão entre as atividades que mais acarretam impactos ambientais no planeta. 


Segundo informações divulgadas em pesquisas, aproximadamente 50% dos recursos extraídos do meio natural são destinados à construção civil, e no Brasil, a situação exige uma atenção ainda maior: o país é responsável por consumir de cerca de 50% de madeira não certificada, 34% de água e ainda 40% de outros recursos naturais e energia para as construções civis.

A preservação da natureza através da construção sustentável é de extrema importância, não somente para a sociedade atual, mas também para as gerações futuras.

Quais são os benefícios advindos da Construção Sustentável?

As construções sustentáveis são a melhor maneira de diminuir os impactos causados ao meio ambiente e de possibilitar a reaproximação do homem à natureza. Entre outros benefícios advindos construção sustentável estão:
Benefício econômico: Economiza-se cerca de 70% em produtividade com a construção de edifícios sustentáveis;
Benefício à saúde física: Funcionários e moradores de edifícios sustentáveis são de 2% a 16% mais produtivos; estudantes demonstram rapidez em provas de matemática, aumentada em aproximadamente 20% ao normal;
Satisfação: Não há nada que proporcione maior satisfação a um indivíduo do saber que os projetos de sustentabilidade e ações dos quais participa são favoráveis à natureza e irão garantir uma melhor vida a ele e sua família.

Comentários

  1. Eu acho q vai ser uma luta pra tentar mostrar os benefício de uma construção sustentável ao construtor, e custo dessa nova visão em construção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável