Depois de alguns posts bastante teóricos, resolvi mostrar essa casa em Angra dos Reis, projetada pelo escritório Mareines + Patalano Arquitetura, do Rio de Janeiro.
Eleita como um dos 100 melhores projetos arquitetônicos de 2007 pela Architectural Digest Magazine, a Casa Folha recebeu este nome pelo desenho orgânico de suas coberturas.
Este projeto buscou inspiração em arquiteturas brasileiras indígenas, fruto de climas quentes e umidos como o local da casa, angra dos Reis, Rio de Janeiro. A cobertura funciona como uma grande folha que protege do sol todos os cômodos da casa, assim como os espaços livres entre eles. Esses espaços livres representam a essência do projeto, e como não poderia deixar de ser, são os espaços mais interessantes e mais utilizados pelas pessoas que frequentam a casa. Têm na maior parte das vezes um pé direito muito alto e permite que o vento dominante de sudeste venha frontalmente do mar em direção e através da casa, provendo a todas as áreas da casa, abertas ou fechadas ventilação e resfriamento passivo. Ecoeficiência low-tech, onde ela tem o maior poder de ação num prédio, o conceito do projeto arquitetônico. (Vitruvius)
Comentários
Postar um comentário