Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

21 de ago de 2011

Basic Housing - Fernanso Brandão Arquitetura & Design




Imagens: Fernando Brandão Arquitetura+Design

Membro da Beijing De Tao Masters Academy, entidade chinesa ligada às duas maiores universidades da China (Peking University e Shanghai Fudan University), o arquiteto Fernando Brandão, do Fernando Brandão Arquitetura+Design, foi convidado para participar de uma concorrência fechada e remunerada - entre 10 escritórios convidados pela entidade (só 8 aceitaram) - para construir o conjunto de habitação “Basic Affordable Housing” em Pequim, na China.

O plano piloto aprovado pelo Governo Municipal de Pequim juntamente com a Universidade Shahe para o “Basic Housing” previa a ocupação de uma área de 48 mil metros quadrados, com um total de 110 mil metros quadrados contruídos, e, apartamentos com 30, 40 e 65 metros quadrados. As características fundamentais a serem adotadas pelo conjunto seriam: economia de energia, proteção ambiental, cobertura com vegetação, diminuição do custo da construção e confortabilidade. Tudo isso para otimizar o fator mais importante para Pequim: aumentar a “taxa de felicidade”dos moradores do “Basic Housing”.

O principal objetivo da proposta apresentada por Brandão foi recriar e reestabelecer a relação dos moradores do novo conjunto habitacional – camponeses, em sua maioria - com o campo, por isso a criação da fazenda na área superior dos edifícios, onde eles vão poder trabalhar e produzir seu próprio alimento bem ao lado de suas residências. A área ainda vai permitir que a ventilação e insolação naturais cheguem ao interior do conjunto.

A desculpa para um partido arquitetônico inspirado em dragões, como explica Fernando Brandão, é que na China as pessoas são muito mais supersticiosas, e, é claro, a relação simbólica com os dragões, especialmente, é muito forte.

Confira os detalhes do projeto acima!

Em tempo: o escritório Fernando Brandão Arquitetura+Design e os demais concorrentes estrangeiros não atingiram as expectativas dos clientes chineses, entretanto, Fernando foi indicado pela DeTaoMaster para ser o consultor internacional do projeto, que foi vencido pela China Architecture Design and Research Group’s Plan (maior escritório chinês e parceiro local do Herzog & de Meuron no projeto do Estádio Olímpico "Ninho" de Pequim). Fernando Brandão ainda adiantou que várias dessas pequenas concorrências estão previstas para breve!

Vale lembrar que, também à convite da Beijing De Tao Masters Academy, Fernando Brandão vai construir um escritório de arquitetura em Shangai a partir de outubro de 2011 - que já conta com uma coordenadora na cidade - e, a partir deste semestre, vai ministrar aulas na cidade.
Fonte: Arqbacana