Pular para o conteúdo principal

Designer brasileiro cria peças de alumínio coloridas sem uso de substâncias tóxicas



Em todo o processo, ele faz questão de destacar as imperfeições naturais dos objetos. | Foto: Brunno Jahara
 
Brunno Jahara é um nome conhecido quando assunto é design sustentável. Seu trabalho de maior destaque é a coleção “Batucada”, em que ele desenvolveu uma técnica para pintar peças de alumínio sem utilizar tóxicos.

Profissional carioca, Jahara formou-se na Universidade de Brasília e também estudou na Itália. Na ocasião, chegou a trabalhar no Centro de Comunicação e Pesquisa da Benetton, com o designer espanhol Jaime Hayon.

Seu trabalho já foi exposto no Japão e em alguns países da Europa. Por meio de uma técnica em que colore peças de alumínio anodizado sem fazer uso de substâncias tóxicas, ele criou a coleção “Batucada”, que une design e sustentabilidade.

A linha foi lançada no Salão do Móvel de Milão. Durante o evento, o designer exibiu peças como uma luminária com tecnologia LED produzida com materiais de baixo impacto ambiental, que possui cúpulas 100% recicláveis.

Na coleção, também há bandejas, vasos e diferentes objetos. Em todo o processo, ele faz questão de destacar as imperfeições naturais das coisas, e essa característica mistura-se às superfícies marteladas pelo designer.

A ideia de martelar as peças e intitular a linha de “Batucada” foi uma forma de representar a batida de percussão usada em festas de carnaval no Brasil, assim como os instrumentos feitos de latas, panelas de alumínio, entre outros materiais alternativos. “Uso como referências a música, a vida na rua, o dia a dia, as personagens da cidade, materiais diversos”, disse Jahara em entrevista à Revista Casa e Decoração.

Outro trabalho de destaque é a coleção “Vírus aglutinógenos”. É uma série de produtos feitos em plástico reciclado que viraram estampa, joias e outros trabalhos desenvolvidos por meio do mesmo material e com a mesma técnica. Também teve destaque sua participação na maior feira internacional de artes dos Estados Unidos, a Art Basel Miami Beach, onde ele exibiu uma coleção de móveis de madeira reciclada. Com informações do Greenvana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios