Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

11 de abr de 2012

Sustentabilidade no Setor Moveleiro

Sustentabilidade é um termo cada vez mais priorizado na sociedade. Inúmeros projetos que visam à conscientização são lançados ano a ano, o que tem feito com que não somente as pessoas, mais também as indústrias se preocupem mais com o meio ambiente, e demonstrem isso através de atitudes sustentáveis, como redução do consumo de água, menor emissão de poluentes, reciclagem de papel, entre muitas outras.

E com o setor moveleiro não é diferente. Existem atualmente tipos de móveis que são fabricados com o objetivo de promover ainda mais a preservação do meio ambiente, os chamados “móveis sustentáveis”. Esses móveis geralmente são produzidos com madeiras de demolição, utilizadas anteriormente em outros objetos ou instalações, e que estão em perfeitas condições para reaproveitamento. Há algumas situações que também há a prática de redesenho e recuperação desses mesmos móveis, na qual é possível melhorá-los. Entretanto, nem sempre os móveis ofertados aos consumidores como móveis sustentáveis realmente o são, por isso é preciso estar atento a algumas dicas, que são as características principais dos móveis sustentáveis, entre elas: presença de lascas, furos de pregos, ou outras características que sugiram que a madeira da qual o móvel foi fabricado já foi utilizada.


Entre exemplos de móveis sustentáveis mais comercializados estão: mesas, cadeiras, bancos, poltronas, racks, sofás, armários, camas, estantes, cômodas, prateleiras e escrivaninhas.

Outra opção interessante, e que também pode ser considerada na hora de adquirir móveis sustentáveis é o MDF, um material composto por fibras de média densidade, cujas placas são totalmente provenientes de reflorestamento, o que diminui a necessidade do desmatamento. Esse material é altamente resistente, e sua utilização proporciona excelentes acabamentos em móveis e outros objetos, tanto industriais quanto convencionais, que podem ser pintados, lixados, cortados e pregados.