Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

7 de abr de 2012

BASF apresenta seu modelo de casa energeticamente eficiente

Cerca de R$ 3 milhões serão investidos no projeto CasaE


O projeto do escritório Athié Wohnrath para a Basf
(crédito: Divulgação)
A BASF, gigante mundial do setor químico, anuncia o lançamento da pedra fundamental de sua primeira Casa de Eficiência Energética no Brasil, a CasaE, projeto inovador que será construído em apenas seis meses, utilizando produtos e técnicas construtivas sustentáveis. A casa estará localizada na Avenida Vicente Rao (zona sul de São Paulo) e reunirá, em um único espaço, tecnologias que atendem às demandas globais avaliadas pela BASF como grandes desafios para os próximos anos e que servirão como direcionadores de processos de inovação e sustentabilidade dentro da empresa. Dentre eles está o conceito de urbanização, com ramificações para os setores de construção e cuidados para o lar, já que no ano de 2050 cerca de 75% da população mundial viverá em cidades.
“O mercado da construção é estratégico para o crescimento da empresa nos próximos 10 anos. Esse é um dos motivos que levam a BASF a investir no desenvolvimento da CasaE. Queremos mostrar que o conceito construtivo (método, técnica e produtos) utilizado na CasaE pode ser utilizado em uma moradia comum, sendo totalmente factível ao mercado. Queremos, aos poucos, transformar a cultura da indústria da construção e de seus consumidores”, diz Alfred Hackenberger, Presidente da BASF para a América do Sul.
Para a construção da CasaE serão implementadas diversas soluções e inovações da BASF, com impacto direto na redução do consumo de água, energia e emissão de CO2. Além disso, o projeto pretende oferecer respostas para o mercado da construção sustentável, como a rapidez dos processos, moradias mais acessíveis, a durabilidade dos materiais utilizados e seu reaproveitamento, além da saúde e conforto dos ocupantes.
Principais inovações
O grande destaque na CasaE é seu sistema construtivo. Consiste em um painel de cerâmica estrutural e fundação de alvenaria, paredes, piso e laje executados em Sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish Systems) -  placas de poliestireno expandido da BASF, sob a marca Neopor®, e em Sistema ICF (Insulated Concrete Formwork) - tijolos fabricados com esse mesmo material. Segundo a empresa, tais soluções proporcionam um excelente isolamento térmico, permitindo atingir uma economia de aproximadamente 70% de toda a energia consumida pela casa. Além disso, espumas especiais serão aplicadas para o conforto acústico e térmico no interior da CasaE.
Já os poliuretanos entram na CasaE na forma de soluções utilizadas para conforto térmico e redução no consumo de energia, além de oferecer compostos para construção de pisos drenantes, sob as marcas Elastocoat® e ElastopaveTM. Os produtos químicos para construção aumentam a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água e emissões de CO2. 

As tintas imobiliárias Suvinil e Glasurit, também da BASF, também estarão presentes na CasaE. A Suvinil AntiBactéria será utilizada na parte interna da residência. A linha de acrílicos Suvinil Contra Mofo e Maresia, que resiste às intempéries, e a Glasurit Alvenaria, que oferece maior rendimento, cobertura e durabilidade, serão aplicadas na parte externa da casa.
O projeto da CasaE foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Athié Wohnrath e terá uma área construída de aproximadamente 400 metros quadrados, em dois andares. Além disso, a BASF conta com a parceria de empresas como: Elevadores Atlas Schindler, Grupo Bosch, Deca, Gerdau, Guardian, Grupo Knauf, Grupo LG, Supermix, Tigre, Veka e Fundação Espaço ECO.
Ficha Técnica:
Athié Wohnrath: projeto arquitetônico, gerenciamento e construção da CasaE.
Elevadores Atlas Schindler: elevador panorâmico e manutenção.
Grupo Bosch: painéis solares para aquecimento de água, placas fotovoltáicas, sistemas de segurança e detecção de incêndio.
Deca: louças e metais sanitários.
Fundação Espaço ECO: promover o desenvolvimento sustentável por meio do compartilhamento de conhecimento e tecnologias aplicadas em ecoeficiência.
Gerdau: perfis metálicos, vergalhões, tubos e chapas.
Guardian: vidros especiais e espelhos.
Grupo Knauf: Placas de gesso para forro e dry-wall.
Grupo LG: condicionadores de ar.
Supermix: concreto.
Tigre: tubos e conexões.
Veka: perfis de PVC para portas e janelas.
Fonte: Portal EA