Pular para o conteúdo principal

Projeto para cidades às marges de rios e mares vence Oneprize 2011


O projeto prevê uma estrutura celular, de fácil instalação e manutenção
(crédito: Divulgação)
Num momento que as mega cidades do mundo estão buscando maneiras de atender às demandas para acomodar sua crescente população, ao mesmo tempo que precisam atender a demanda industrial por solo, dois arquitetos canadenses desenvolveram um plano que pode ser benéfico para todas as cidades que ergueram-se às margens dos oceanos ou rios. Chamado Parallel Networks (redes paralelas), o projeto foi vencedor no Oneprize 2011, um prêmio anual para promover projetos de cidades sustentáveis para o futuro.
O tema para o prêmio deste ano foi o de encontrar um design verde para Nova York e seus canais. Considerando que os recursos hídricos de Nova York são a principal fonte de conectividade entre as atividades econômicas, os arquitetos vencedores, Ali Fard e Ghazal Jafari, apresentaram um projeto que está em sincronia com o novo plano de desenvolvimento de cidades a beira-mar da rede Blue, que deverá ser concretizado até 2020. De acordo com o júri, o Parallel Networks não apenas sintetiza as necessidades econômicas, ambientais e de transportes das cidades, mas também oferece um plano para a recreação dos habitantes.
Toda a energia necessária seria eólica e a partir de biocombustíveis
(crédito: Divulgação)
Historicamente, as grandes cidades do mundo desenvolveram-se nas proximidades de um rio ou do mar. Elas compartilhavam uma relação simbiótica com esses corpos d'água, não apenas no acesso às fontes de água potável e para irrigação, mas também como vias para o comércio internacional, instrumento para a prosperidade das cidades e seus povos.  As cidades modernas também precisam evoluir no sentido de uma arquitetura que se integre à orla com planos de desenvolvimento e redefinição da relação entre homem e natureza.  Neste sentido, o Parallel Networks poderia ser um exemplo a seguir.
Parallel Networks
O Parallel Networks prevê uma infra-estrutura celular que pode ser de fácil implementação e manutenção, uma vez que cada célula pode ser removida separadamente ou reparada sem afetar o sistema inteiro. As células estão na forma de vagens flutuantes que promoveriam o crescimento com base nas necessidades ao longo de um determinado período de tempo. O principal local da NY Gaia seria localizado na parte superior da Baía de Nova York e produziria energia limpa através dos ventos e do biocombustível obtido a partir do cultivo de algas em larga escala.  Também apoiaria atividades relacionadas ao transporte marítimo através do desenvolvimento de recifes artificiais, alimentando outras indústrias de tecnologias limpas.
O projeto considera que o Bronx Blue Terminal, localizado na foz do rio Bronx, será um terminal das barcas, funcionando como ponto nodal de recreação, pesquisa e educação para toda a rede Blue. Ele também irá promover a preservação e regeneração do habitat.
Fonte:Oneprize                 Via: Portal E/A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios