Gary Neville construiu sua casa em meio à natureza com recursos de geração de energia solar e eólica | Foto:Divulgação
Considerado uma lenda do Manchester United, o ex-jogador inglês Gary Neville construiu sua casa em meio à natureza, feita com recursos de geração de energia solar e eólica.
Sua responsabilidade ambiental e opção por morar em uma casa sustentável gerou certo estranhamento. De acordo com ele, alguns dos antigos companheiros de futebol entendem, mas é preciso explicar o conceito individualmente. "A realidade é que as pessoas estão começando a entender. Em uma atmosfera de grupo, vira um pouco de brincadeira, mas um a um, eles entendem", afirmou ao jornal britânico, The Telegraph.
Foi preciso 18 meses para ele ter permissão para construir uma casa “zero carbono” parcialmente no subsolo. O projeto arquitetônico foi desenhado em forma de pétalas. São seis espaços nomeados como: relaxar, comer, trabalhar, entreter, brincar e dormir.
A casa com apenas um andar possui 750 metros quadrados. Equipada com uma turbina eólica para gerar energia e ainda um conjunto de painéis solares. Há também um sistema de recuperação pluvial.
O projeto é da Make Architects e leva em conta o uso de materiais de construção que podem ser encontrados localmente. A escolha por uma vida com menos impacto ambiental é para o ex-jogador uma evolução pessoal. Neville acredita que muitas mudanças ainda precisam acontecer para mudar a realidade do mundo atual.
“Percebi que eu tinha que mudar e fazer a diferença. Acho que todo mundo está sentindo a necessidade de mudar a cada dia. Os preços dos combustíveis, meio ambiente, mudanças climáticas. São todas questões próximas de nós. Sabia que não ia fazer essa diferença em um dia, assim decidi investir em um projeto maior para fazer uma mudança grande na minha vida”, afirmou Neville.
O inglês também defende a sustentabilidades nos clubes através da captação de água de chuva e investimento em geração de energia solar e eólica.
A inspiração para esta construção veio da Skara Brae, uma povoação do período neolítico, localizado na Escócia e considerado por muitos como um dos monumentos mais notáveis da Europa. Com informações do The Telegraph.
Fonte: CicloVivo
Comentários
Postar um comentário