Upcycling é transformar materiais que não iriam para o lixo, em produtos de melhor
Upcycling é um novo processo que aparece dentro do tema ambiental, ainda confundido com Reciclagem (recycling), que transforma materiais que não teriam outro destino, a não ser o lixo, em produtos de melhor qualidade ou maior valor comercial. O termo foi usado ainda nos anos 1990 pelo empresário e ambientalista alemão Reiner Pilz. Desde então, o upcycling vem ganhando cada vez mais espaço.
Foto: Benevolent Media
O objetivo do upcycling é evitar desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos que já existem. O que diminui o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos e consequentemente resulta em uma diminuição do consumo de energia, assim como, da poluição do ar, da água e até das emissões de gases de efeito estufa.
Foto: cuttlefish
Upcycling é o contrário de downcycling, que é a outra metade do processo da reciclagem. Downcycling envolve a conversão de materiais e produtos em novos materiais de menor qualidade. Ele pode ser visto, por exemplo, durante alguns processos de reciclagem de plástico no qual vários tipos de plásticos são misturados entre si, resultando em um híbrido, que é usado em aplicações de madeira plástica.
Foto: Kulturlabor Trial&Error
O crescimento de utilização do processo de upcycling deve-se à sua atual aceitação comercial e os custos reduzidos de materiais reutilizados.
E por isso, cada vez mais a arte, a moda, a decoração utilizam-se de materiais sem valor para a sociedade, transformando-os em grandes peças sustentáveis e valorizadas.
Foto: Kulturlabor Trial&Error
Associações, cooperativas e pessoas autônomas, muitas vezes fazem desse processo o sustento da família, e ao mesmo tempo ajudam a natureza, evitando que esses materiais sejam depositados em lixões e aterros sanitários. É um exemplo de sustentabilidade.
Fonte: Portal EcoD
Comentários
Postar um comentário