Pular para o conteúdo principal

Conheça 5 projetos para casas sustentáveis vencedores de concurso nos EUA

Os projetos vencedores foram os que melhor aproveitaram as tecnologias atuais de produção 
de energia, telhados verdes, entre outros recursos - Imagens: Divulgação

Construir casas modulares, com três cômodos, que não excedessem o valor de US$ 100 mil em materiais, foram as exigências do concurso anual norte-americano de design Sustainable Home: Habitat for Humanity. Voltada para estudantes universitários, a competição anunciou os cinco projetos ganhadores em agosto.

Além de avaliar as características sustentáveis como o uso de matéria-prima ecológica, a apresentação também foi um ponto importante na definição dos ganhadores.

Os projetos vencedores foram os que melhor aproveitaram as tecnologias atuais de produção de energia, telhados verdes, entre outros recursos, segundo a organização do concurso.

O júri composto pela ACSA (Association of Collegiate Schools of Architecture) dividiu os vencedores por regiões - com a exceção da categoria "Melhor uso de vinil". Conheça os premiados:

REGIÃO SUL



Com o título NOTBLOX ® Project Habitação Acessível, o projeto idealizado pelos estudantes Nick Barrett e Samuel Pruitt, da Clemson University, demonstrou facilidade de construtibilidade, além de ter um design bonito, sofisticado e oferecer excelentes opções para o uso do vinil.

REGIÃO OESTE


Chamado de Casa S, o projeto possui design cativante, expressivo e simples. Todos os sistemas são integrados, e as grelhas agem como parte do mesmo sistema funcionando como uma tela. Projetado por Yiming Su da University of Calgary.

REGIÃO CENTRAL


A casa sustentável, projetada por Agnieszka Wir-Konas, da University of Detroit Mercy, apresentou simplicidade no plano. A posição foi pensada a partir da orientação do sol, no intuito de valorizar a claridade natural. A casa apresentou também um custo reduzido de construção, além de capacidade modular de ser modificada ao longo do tempo. O design foi considerado "muito bonito" pelo júri. A premiação veio graças também ao telhado verde e a instalação do vinil que desempenha um papel com membrana de PVC sob o telhado verde.

REGIÃO NORDESTE

Uma forma estrutural simples, leve, altamente isolada, forte e sustentável, assim foi intitulada a casa de Josh Robinson, da Universidade Estadual da Pensilvânia, projetada para o futuro de componentes modulares.

O quinto projeto foi classificado como vencedor do melhor uso de vinil:

MELHOR USO DE VINIL


Projetada pelos estudantes Ashley Clark, Peter e Mary McInish Win McCarthy, da Universidade de Auburn, a proposta modesta e criativa usou o vinil como uma pele exterior, em vez de usá-lo como tapume. A ideia é mostrar que os elementos podem ser aplicados de várias formas. O uso do material especificado demonstrou a praticidade de fazer uma casa simples e acessível.
Fonte: Portal EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios