Pular para o conteúdo principal

Cristo Redentor pode receber iluminação LED em 2011


cristo redentor - rj
O Cristo Redentor deverá receber iluminação LED em 2011 / Foto: Cyro A. Silva
No dia 1º de março, não é só o aniversário da cidade que o Rio de Janeiro poderá celebrar. É também a nova iluminação do símbolo e cartão postal do país, o Cristo Redentor, que deverá ter 300 luzes LED.
Além da parte sustentável desse tipo de iluminação, a novidade é que as luzes deverão ser acesas pelo Papa Bento XVI no Vaticano ou onde ele estiver no mundo. Isso porque a programação e o acionamento das luzes poderão ser feitos com apenas um toque no celular, controle remoto ou via internet.
De acordo com reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, padre Omar Raposo, o consumo de energia diminuirá em 80% do atual e, com isso, terá menor impacto ambiental.
Outra vantagem é que as luzes LED tem validade de dez anos e o sistema em questão disponibiliza flexibilidade de cores; o que significa que não será necessária a instalação de projetores especiais em caso de campanhas que trocam a iluminação do monumento.
papa bento xvi
O Papa Bento XVI poderá controlar a iluminação através de um celular em qualquer lugar do mundo / Foto: J. Caetano
“Será possível fazer projeções de maneira mais ágil já que o projeto é moderno e claro, ecológico. Acabou o desperdício de energia”, disse dom Orani Tempesta, da arquidiocese do Rio, ao R7.
Padre Omar acredita que a nova iluminação “representará ainda mais o maior referencial turístico da cidade, principalmente numa época em que nos preparamos para receber tantos eventos internacionais importantes”, disse à Agência Brasil.
No ano o qual a estátua completa 80 anos, a Arquidiocese do Rio, a prefeitura e a empresa alemã Osram decidiram dar um exemplo de sustentabilidade e tecnologia e fazer um acordo de revitalização do Cristo. Além da iluminação, toda a estrutura do monumento, como a escada de acesso, estacionamento e instalações elétricas, será revigorada.
Haverá também o monitoramento por câmeras durante 24 horas, para garantir a segurança do sistema e manutenção.
A decisão final de aplicar as luzes LED no Cristo Redentor ainda não foi tomada, porém, segundo a Arquidiocese do Rio, ela deverá ser anunciada nas próximas semanas. Os custos do serviço não foram revelados.
Fonte: [EcoD]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios