Foto: Port Lands Estuary: Reinventing the Don River as
an Agent of Urbanism, Toronto, Ontario, Canada.
Michael Van Valkenburgh Associates, Inc.
Com o rápido crescimento da população global e aumento da densidade urbana e suburbana, existe menos locais com espaços verdes. No entanto, uma maior integração de diferentes tipos de espaços verdes, ou infra-estrutura verde, no ambiente construído, está se tornando uma prioridade.
Infra-estrutura verde pode ser considerado um marco conceitual para a compreensão de que " a natureza oferece serviços valiosos para o ambiente humano". Num nível nacional ou regional, redes interconectadas de sistemas de parques e corredores de fauna preservam a função ecológica e criam um equilíbrio entre o ambiente construído e o natural. Num nível urbano, parques e arborização urbana são fundamentais para a redução dos custos de utilização de energia e a criação de um ar limpo e temperado. Finalmente,telhados verdes,paredes entre outras técnicas,dentroou em edifícios,trazem uma série de benefícios,incluindo o consumo reduzido de energia,e o escoamento de águas pluviais,diminui consideravelmente.Em todas as escalas,infraestrutura verde fornece verdadeiros benefícios ecológicos,econômicos e sociais.
Os benefícios da infraestrutura verde são numerosos. Ela é uma ferramenta eficaz e eficiente de absorção e seqüestro de dióxido de carbono atmosférico (C02). A utilização eficiente da infraestrutura verde pode reduzir o uso de energia através de aquecimento e arrefecimento passivo; filtro de ar e poluentes da água, diminuição do ganho de calor solar, fornecem o habitat dos animais selvagens, para reduzir o custo da infra-estrutura pública de gestão de águas pluviais e permitir o controle das cheias;alimentos fontes de oferta e estabilizar o solo para prevenir ou reduzir a erosão.
Infra-estrutura verde é fundamental para combater as alterações climáticas, a criação de ambientes construído saudáveis, e melhorar a qualidade de vida.
Fonte: Asla
Comentários
Postar um comentário