Durante muito tempo nós ouvíamos que “o carro elétrico é o futuro”. Mas esse futuro era sempre distante, pois nenhuma fabricante parecia querer bancar a ideia. Mas esse ano as maiores fabricantes mostraram seus projetos de carros elétricos no maior evento dessa indústria: O Salão de Detroit.
O salão sempre foi conhecido por mostrar para o mundo os Muscle Cars, grandes queimadores de combustível. Este ano, porém, ele mostra que o principal mercado consumidor de automóveis do mundo está pensando no futuro e quer que os veículos elétricos e híbridos cheguem o mais rápido possível pra mudar os velhos hábitos fumacentos.
Dentre as empresas que anunciaram os projetos de híbridos ou elétricos estão a Porsche com dois modelos, Volkswagen que confirmou uma família de carros elétricos “UP” para 2013, Toyota com um modelo atualizado do Prius (híbrido já disponível no mercado japonês desde 1997 e no mundo desde 2001) e o Compacto C, a Volvo com seu C30 elétrico, a GM com o Volt (eleito o carro do ano nos EUA) e a Ford que mostrou uma imensa vontade de produzir e vender carros “verdes” e deixar os modelos a combustão mais eficientes com o novo motor EcoBoost.
Alan Mulally, executivo da Ford, falou que a empresa “está proporcionando o plano de produtos mais agressivo de sua história”. A Ford quer 25% dos carros movidos por eletricidade ou no mínimo híbridos já em 2015.
Ainda em 2011 o mercado norte americano deve vender 13,3 milhões de veículos novos e no mundo todo esse número deve chegar aos 85 milhões. Nesses milhões já devem aparecer os primeiros elétricos/híbridos entre os mais vendidos. Caso do Japão que já tem o híbrido Prius da Toyota no topo da lista. Nos EUA, a esperança vai para o Volt que conta com subsídios do governo e custa U$ 33mil. E no Brasil temos o Ford Fusion híbrido, e outros tantos planos para o futuro.
[Trocadilho] Esse mercado está ficando elétrico! [/Trocadilho]
Fonte: Eco4planet Via:RBS
Comentários
Postar um comentário