Pular para o conteúdo principal

Software torna o Louvre energeticamente eficiente

Somente a troca da iluminação externa do museu possibilitou a economia de energia de 73% anuais/Foto: Sxc.hu

Após ter sido uma fortaleza e um palácio real, um dos maiores museus do mundo vai se tornar também uma referência em inteligência e eficiência energética. Uma parceira entre o Museu do Louvre, em Paris, e a empresa de tecnologia IBM, possibilitando que o local seja gerenciado mais eficientemente.

O software IBM Maximo Asset Gestão de Pessoal instalado no museu o transformou em uma “construção inteligente”, com a instalação de sensores, análise de dados em tempo real e outras ferramentas online. A empresa buscou maneiras de tornar o museu mais seguro, eficiente energeticamente e com melhor infraestrutura para receber os quase nove milhões visitantes anuais.

A aquisição do sistema faz parte de um conjunto de ações adotadas pelo museu para tornar-se eficiente energeticamente. No ano passado, a instalação de lâmpadas LED na iluminação exterior, onde se situa a pirâmide, proporcionou a de luz de 73% por ano. O projeto, que só terminará em 2013, prevê a troca de 4.500 pontos de luz (3.200 serão substituídos pela tecnologia LED).

Sistema

O software da IBM foi instalado para coordenar natural e eficientemente o planejamento, a limpeza, a manutenção, o aquecimento, a iluminação e até os sistemas de trancas de mais de 2,5 mil portas dentro do museu.

Segundo a IBM, o novo software permite que o museu obtenha uma melhor visão sobre sua operação, gestão em tempo real e eficiência, além do gerenciamento informatizado para fazer sua manutenção constante. O sistema utiliza o feedback de sensores para antecipar os problemas, como motores com pontos de falha ou filtros com necessidade de troca.

Além disso, o software permite que o Louvre visualize a infraestrutura completa do museu e saiba, por exemplo, quantos bens possui, a sua localização exata e o registro de histórico de manutenção de cada obra de arte.

Fonte: Times of India           Via: Porta EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Este pequeno apartamento consegue ter oito cômodos em 40 metros quadrados

Viver em Nova York não é só aventura e dinamismo. A não ser que você seja rico do jeito que nenhuma pessoa real é, provavelmente vai ter que se contentar em viver em um lugar apertado e confuso. Este o projeto de Graham Hill, empreendedor e fundador do treehugger.com , tenta criar o apartamento ideal de Nova York – um com pouco espaço, mas que oferece beleza e funcionalidade apesar do tamanho. O apartamento de Hill está constantemente evoluindo em espaço. Ele sempre está pesquisando e procurando jeitos de transformar o cubo que vive para surprir suas necessidades. E o que ele tem agora parece completamente habitável. Mesmo uma pessoa como eu consegue enxergar a beleza na sua simplicidade. Quando você entra, você encontra o que parece, em um primeiro momento, um pequeno estúdio. Mas o cubo tem ao todo 8 espaços funcionais. A sala de estar e o escritório viram o quarto com uma ajuda da estante. Abra um dos closets e você vai encontrar dez cadeiras empilháveis que podem ser c...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo