Ruas que estiverem pouco movimentadas receberão menor iluminação/Foto: Mksystem
Embora garantam a segurança tanto nas ruas quanto no trânsito, o consumo com eletricidade da iluminação pública tradicional está estimulando os cientistas a buscar soluções alternativas. Na Sibéria, um pesquisador desenvolveu um sistema automático de iluminação adaptada que irá ajudar a região a reduzir o consumo de eletricidade significativamente e a controlar o tráfego, reduzindo engarrafamentos.
A ideia do sistema é simples: usar a luz racionalmente, economizando-a onde não há movimento e intensificando os locais com alto fluxo. Em outras palavras, o sistema é composto por conjunto de dispositivos que, em caso de ausência ou fraco fluxo de veículos durante a noite, economizam energia, reduzindo intensidade de fontes de luz.
O sistema de controle de iluminação, que utiliza LEDs, economiza energia, prolonga a vida útil das lâmpadas e ajuda a evitar a poluição luminosa. O dispositivo se parece com uma placa normal, que contém um microcontrolador com um conjunto de sensores. Os sensores monitoram a situação na rua e na estrada, e o microcontrolador ajusta instantaneamente os parâmetros das luzes.
Além de controlar a iluminação de vias, o dispositivo analisa a situação nas estradas, podendo auxiliar a resolver o problema dos engarrafamentos e congestionamentos.
Fonte: Voz da Rússia Via: Portal EcoD
Comentários
Postar um comentário