Pular para o conteúdo principal

Construa a sua prateleira sustentável

Prateleiras feitas a partir de gavetas/Imagem: Mundo das Tribos

Se você for um afissurado por livros, provavelmente, de tempos em tempos se vê de cabelos brancos tentando descobrir como acomodar os novos itens da coleção. E nem só por livros. Quase todos os colecionadores tem que procurar espaço para ele mesmo quando sua coleção aumenta de proporção.

Assim, prateleiras e estantes feitos de materiais reutilizados pode ser uma solução simples, barata, charmosa e sustentável para os seus bibelôs. Basta ter imaginação e vontade para criar o modelo mais adequado para você. Confira a seguir algumas ideias criativas para você mesmo produzir em casa.
Caixas de frutas construídas em madeira dão ótimas estantes. As caixas que levam maçãs são uma boa opção, pois são naturalmente moduláveis. No sentido horizontal, são perfeitas para abrigar livros, bibelôs, CDs e DVDs. Já na vertical, podem ser ideias para vasos de flores, quadros e mesmo sapatos ou louças.


Prateleiras invisíveis é uma boa solução para quem não espaço para abrigar os livros. Ainda por cima, dão um charme a mais a qualquer ambiente em que estejam presentes. O único “problema” é que, para construí-la é necessário perder um livro, com o qual se constrói a base do objeto. Para fazer uma é simples: basta pregar um metal em L, parafusá-lo em dois pontos, com o primeiro livro fazendo parte da base e da sustentação. Confira um passo-a-passo no site Instructables (em inglês).

Gavetas velhas podem servir como porta-objeto ou para criar estantes. Para criar uma estante, por exemplo, basta pegar as gavetas de variados tamanhos, restaurá-las e colocá-las empilhadas, usando o espaço criado para guardar livros, CDs, porta-retratos e etc. Se tiver apenas uma, a dica é pendurá-la na parede após a restauração, para guardar o que quiser. O Ciclo Vivo preparou um passo-a-passo de como construir uma. 

Caixas de sapato também podem transformar-se em prateleiras legais. Para tanto, basta pegar as caixas, encapar com papel, tecido ou ainda pintá-las. Prenda-as então na parede de maneira que fique do seu gosto. É interessante usar tamanhos variados e colocar somente objetos leves.

Fonte: Portal EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios