Pular para o conteúdo principal

Rio ganha bicicletários na orla das praias


A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos já começou a instalação de novos modelos de bicicletários públicos na orla do Rio de Janeiro.
Na orla de Ipanema e Copacabana, os novos espaços devem suprir a necessidade do número de ciclistas da cidade, que cresce cada dia mais. A ação faz parte do programa Rio Capital da Bicicleta, cujo objetivo é gerar iniciativas que aumentem o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente.
O modelo de bicicletário é feito de aço inox e foi criado pelo design Guto Índio da Costa, aprovado pelas secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente.
A prefeitura vai instalar 18 unidades no canteiro central das avenidas Delfim Moreira e Vieira Solto, nos bairros do Leblon e de Ipanema, na Zona Sul da cidade.
Os bicicletários foram doados à cidade pelo Banco Itaú e serão instalados em substituição aos antigos, feitos com argolas de ferro. Além dos mobiliários padronizados, as avenidas também receberão novo paisagismo nos jardins do canteiro central. O banco também ficará responsável pela implantação e manutenção do jardim.
O programa Rio Capital da Bicicleta, da Secretaria do Meio Ambiente, planeja chegar a cerca de 300 km de ciclovias, ciclofaixas e pistas compartilhadas até o fim de 2012, e aumentar o número de vagas nos bicicletários.
Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, há três anos existiam 650 vagas destinadas a bicicletas. Atualmente, o número chega a três mil. Assim, a cidade carioca também pretende assumir a liderança latino-americana em quilômetros de ciclovias e superar Bogotá, capital da Colômbia.
Fonte: Info                          Via: Eco4planet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios