Pular para o conteúdo principal

Mutirão recolhe 1 tonelada de lixo em Copacabana

Quanto tempo será que as pessoas vão levar para se conscientizarem de que todo lixo que é despejado na natureza retorna para nossas vidas, seja entupindo tubulações causando alagamentos e desmoronamentos, como poluindo nossos mares e rios. Estamos caminhando em direção ao terceiro milênio e ainda tem muita gente que nem se dá conta de que é responsável pelos grandes desmoronamentos nos morros, pelos tissunames, etc. É preciso que pessoas conscientes como essas façam um trabalho que nem deveria precisar ser feito se cada um fizesse a sua parte.
Oitenta voluntários se apresentaram na sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, para participar de um mutirão de limpeza na Praia de Copacabana e recolher o lixo que as pessoas ainda “esquecem” na areia.
O grupo percorreu uma distância de pouco mais de 1,5 quilômetro pela orla, em quase duas horas de campanha. De acordo com estimativa da Comlurb, empresa responsável pela limpeza urbana na capital fluminense, o mutirão conseguiu reunir mais de 1 tonelada de lixo.
A proposta dos organizadores foi mostrar como canudos, guimba de cigarro, guardanapos, lata de refrigerante etc, pequenos resíduos largados pelos banhistas, quando reunidos, mostram como são grandes poluidores.
“O mais importante não é a quantidade que recolhemos, mas o que os voluntários perceberam”, disse o empresário Daniel Oelsner, um dos voluntários do movimento Rio Eu Amo, Eu Cuido. “Queremos acreditar que as pessoas estão tomando maior consciência. Hoje a gente tentou atingir o máximo de pessoas possível. Durante o mutirão, vendo os voluntários recolhendo o lixo na areia, as pessoas que estavam na praia chamavam ‘olha, aqui tem um palito de sorvete!’”, comemorou.
Fonte: Info                                       Via: Eco4planet



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo