Pular para o conteúdo principal

Mutirão recolhe 1 tonelada de lixo em Copacabana

Quanto tempo será que as pessoas vão levar para se conscientizarem de que todo lixo que é despejado na natureza retorna para nossas vidas, seja entupindo tubulações causando alagamentos e desmoronamentos, como poluindo nossos mares e rios. Estamos caminhando em direção ao terceiro milênio e ainda tem muita gente que nem se dá conta de que é responsável pelos grandes desmoronamentos nos morros, pelos tissunames, etc. É preciso que pessoas conscientes como essas façam um trabalho que nem deveria precisar ser feito se cada um fizesse a sua parte.
Oitenta voluntários se apresentaram na sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, para participar de um mutirão de limpeza na Praia de Copacabana e recolher o lixo que as pessoas ainda “esquecem” na areia.
O grupo percorreu uma distância de pouco mais de 1,5 quilômetro pela orla, em quase duas horas de campanha. De acordo com estimativa da Comlurb, empresa responsável pela limpeza urbana na capital fluminense, o mutirão conseguiu reunir mais de 1 tonelada de lixo.
A proposta dos organizadores foi mostrar como canudos, guimba de cigarro, guardanapos, lata de refrigerante etc, pequenos resíduos largados pelos banhistas, quando reunidos, mostram como são grandes poluidores.
“O mais importante não é a quantidade que recolhemos, mas o que os voluntários perceberam”, disse o empresário Daniel Oelsner, um dos voluntários do movimento Rio Eu Amo, Eu Cuido. “Queremos acreditar que as pessoas estão tomando maior consciência. Hoje a gente tentou atingir o máximo de pessoas possível. Durante o mutirão, vendo os voluntários recolhendo o lixo na areia, as pessoas que estavam na praia chamavam ‘olha, aqui tem um palito de sorvete!’”, comemorou.
Fonte: Info                                       Via: Eco4planet



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt