Pular para o conteúdo principal

IBM diz que em 5 anos criaremos toda a energia para nossas casas

Previsões são iniciativas do Big Blue Smarter Planet

Ler a mente deixa de ser ficção científica?
(crédito: Divulgação)
Como faz todos os anos, a IBM formulou suas cinco previsões para os próximos cinco anos. Estes incluem o seguinte: em cinco anos seremos capazes de criar toda a energia necessária para as nossas casas. Um avanço, sem dúvida revolucionário, que será possível graças as energias renováveis.

As cinco previsões que a empresa oferece a cada ano são destinadas a promover o trabalho que está sendo realizado sob iniciativa do Big Blue Smarter Planet. O "5 em 5" deste ano são:

- Ler a mente deixará de ser ficção científica em cinco anos.
- Seremos capazes de alimentar a nossa casa com a energia que criaremos.
- Não haverá mais necessidade de senhas.
- A exclusão digital deixará de existir.
- O spam estará tão personalizado que irá tornar-se relevante.

Entenda as previsões da IBM
(crédito: Divulgação)
Num primeiro momento tudo isto soa como ficção científica, mas quando se passa ao detalhamento da idéia esta começa a parecer mais viável. Na verdade, a IBM prevê que cinco anos é o tempo que levará para que nosso cérebro consiga sincronizar-se com diferentes dispositivos eletrônicos, como o mouse do computador, permitindo-nos controlá-los mentalmente. Algo que é parte do que os cientistas chamam de bio-informática, tecnologia que pode ser usada para várias finalidades. Por exemplo, para fins médicos, para testar os padrões cerebrais e a reabilitação de distúrbios cerebrais, como o autismo.

Cem por cento de energia eficiente

Segunda previsão da IBM, em cinco anos seremos capazes de produzir toda a energia necessária para a nossa casa. Sua base é o seguinte: tudo que se move ou produz calor , gera energia que pode ser capturada graças aos avanços em energias renováveis. Isto inclui caminhar, correr, andar de bicleta, a geração de calor por computadores ou a água que flui através dos encanamentos. Nos cálculos da empresa de tecnologia em apenas cinco anos nós poderemos coletar toda esta energia cinética e térmica e usá-la para fazer funcionar nossas casas, escritórios e, até mesmo, cidades inteiras.

Esta previsão pode parecer exagerada, mas nem tanto. Na verdade, é assim que funcionam as diferentes tecnologias renováveis, que transformam fontes de energia primária, como o vento ou o calor solar, em energia elétrica ou térmica. O exagerado seria acreditar que fossemos capazes de usar apenas essas fontes limpas para atender todas as nossas necessidades energéticas. E não porque isso seja impossível de ser feito, muitos relatos indicam o caminho a trilhar, mas sim devido à oposição apaixonada do setor de energias convencionais.

A iniciativa Smarter Planet da IBM foi lançada pela empresa em 2008, visando destacar como líderes visionários em negócios, política e sociedade civil em todo o mundo estão capturando o potencial de sistemas mais inteligentes para alcançar o crescimento econômico, a eficiência em curto prazo, o desenvolvimento sustentável e o progresso da sociedade.

As redes inteligentes, os sistemas de gestão da água, as soluções para os congestionamentos de trânsito ou os edifícios verdes, são alguns exemplos de sistemas inteligentes.

Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios