Pular para o conteúdo principal

IBM diz que em 5 anos criaremos toda a energia para nossas casas

Previsões são iniciativas do Big Blue Smarter Planet

Ler a mente deixa de ser ficção científica?
(crédito: Divulgação)
Como faz todos os anos, a IBM formulou suas cinco previsões para os próximos cinco anos. Estes incluem o seguinte: em cinco anos seremos capazes de criar toda a energia necessária para as nossas casas. Um avanço, sem dúvida revolucionário, que será possível graças as energias renováveis.

As cinco previsões que a empresa oferece a cada ano são destinadas a promover o trabalho que está sendo realizado sob iniciativa do Big Blue Smarter Planet. O "5 em 5" deste ano são:

- Ler a mente deixará de ser ficção científica em cinco anos.
- Seremos capazes de alimentar a nossa casa com a energia que criaremos.
- Não haverá mais necessidade de senhas.
- A exclusão digital deixará de existir.
- O spam estará tão personalizado que irá tornar-se relevante.

Entenda as previsões da IBM
(crédito: Divulgação)
Num primeiro momento tudo isto soa como ficção científica, mas quando se passa ao detalhamento da idéia esta começa a parecer mais viável. Na verdade, a IBM prevê que cinco anos é o tempo que levará para que nosso cérebro consiga sincronizar-se com diferentes dispositivos eletrônicos, como o mouse do computador, permitindo-nos controlá-los mentalmente. Algo que é parte do que os cientistas chamam de bio-informática, tecnologia que pode ser usada para várias finalidades. Por exemplo, para fins médicos, para testar os padrões cerebrais e a reabilitação de distúrbios cerebrais, como o autismo.

Cem por cento de energia eficiente

Segunda previsão da IBM, em cinco anos seremos capazes de produzir toda a energia necessária para a nossa casa. Sua base é o seguinte: tudo que se move ou produz calor , gera energia que pode ser capturada graças aos avanços em energias renováveis. Isto inclui caminhar, correr, andar de bicleta, a geração de calor por computadores ou a água que flui através dos encanamentos. Nos cálculos da empresa de tecnologia em apenas cinco anos nós poderemos coletar toda esta energia cinética e térmica e usá-la para fazer funcionar nossas casas, escritórios e, até mesmo, cidades inteiras.

Esta previsão pode parecer exagerada, mas nem tanto. Na verdade, é assim que funcionam as diferentes tecnologias renováveis, que transformam fontes de energia primária, como o vento ou o calor solar, em energia elétrica ou térmica. O exagerado seria acreditar que fossemos capazes de usar apenas essas fontes limpas para atender todas as nossas necessidades energéticas. E não porque isso seja impossível de ser feito, muitos relatos indicam o caminho a trilhar, mas sim devido à oposição apaixonada do setor de energias convencionais.

A iniciativa Smarter Planet da IBM foi lançada pela empresa em 2008, visando destacar como líderes visionários em negócios, política e sociedade civil em todo o mundo estão capturando o potencial de sistemas mais inteligentes para alcançar o crescimento econômico, a eficiência em curto prazo, o desenvolvimento sustentável e o progresso da sociedade.

As redes inteligentes, os sistemas de gestão da água, as soluções para os congestionamentos de trânsito ou os edifícios verdes, são alguns exemplos de sistemas inteligentes.

Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios