Pular para o conteúdo principal

Quatro projetos inovadores de 'casas solares' feitos por estudantes

O Solar Decathlon, tradicional concurso norte-americano de construção sustentável começa na quinta-feira, 3 de outubro, em Irvine, na Califórnia.

No evento, projetos de equipes universitárias e tecnológicas concorrerão ao título de melhor ideia. Em todos os trabalhos, as casas geram energia a partir de painéis solares, e atendem aos critérios relacionados à acessibilidade e conforto doméstico.

Conheça quatro dos 20 projetos que irão concorrer no concurso:
Phoenix House

Projetada para ser uma solução permanente para alívio de desastres, a Phoenix foi pensada em 2012, após a cidade indiana de Henryville ter sofrido um tornado EF-4.

"Depois de um desastre, a própria vida é mudada para sempre. Com a Phoenix House, a esperança é retornar a vida melhor do que antes. A Phoenix é um símbolo brilhante do renascimento", declara a equipe responsável pelo trabalho, formada pelas universidade de Louisville, Ball State University e de Kentucky.
Harvest

                           

Construída pela equipe Capitol DC, das universidades Católica da América, George Washington e Americana, o conceito do Harvest é o de construir uma casa inovadora, que colhe os recursos naturais para alimentá-la, mantendo o conforto ideal para a residência de um soldado norte-americano ferido que retornou das guerras no Iraque e no Afeganistão, por exemplo.

A ideia é explorar os recursos naturais, confortando as características de design e uma atmosfera biomédica inovadora que contribui para a reabilitação do corpo e do espírito. "As colheitas no jardim de casa vai ajudar a curar o espíerito e ao meio ambiente", acreditam os responsáveis pelo trabalho. 
Dale
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/outubro/cinco-projetos-de-casas-solares-inovadores-feitos?tag=arquitetura-e-construcao#ixzz2gcGJZOu0
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Idealizada para "abraçar o clima da Califórnia", o projeto Dale consiste em uma casa pequena que permite que os seus ocupantes sintam-se vivendo em um grande local, segundo a equipe Southern California Institute of Architecture e do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Os responsáveis pelo trabalham apresentam Dale como uma resposta à recente tendência de mansões suburbanas que elevam o custo e o material enquanto se concentram em grandeza. Por outro lado, a casa reflete uma valorização de deliciar-se com um espaço de vida sustentável e pretende recuperar o espírito quente do sul da Califórnia.
DesertSol

A Universidade de Nevada Las Vegas projetou sua casa DesertSol para refletir o espírito do deserto de Mojave. "Com reverência ao sol como uma fonte de condições adversas e uma solução para a vida sustentável, o projeto aproveita a luz solar abundante e conta com a captura de chuva para fornecer resfriamento evaporativo e irrigação", explica a equipe.

A casa é considera ultra-eficiente, e é visualizada como uma residência de férias para aventuras no deserto, fazendo ainda um uso cuidadoso da água do local.
Fonte: EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios