Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

3 de jan de 2012

IBM diz que em 5 anos criaremos toda a energia para nossas casas

Previsões são iniciativas do Big Blue Smarter Planet

Ler a mente deixa de ser ficção científica?
(crédito: Divulgação)
Como faz todos os anos, a IBM formulou suas cinco previsões para os próximos cinco anos. Estes incluem o seguinte: em cinco anos seremos capazes de criar toda a energia necessária para as nossas casas. Um avanço, sem dúvida revolucionário, que será possível graças as energias renováveis.

As cinco previsões que a empresa oferece a cada ano são destinadas a promover o trabalho que está sendo realizado sob iniciativa do Big Blue Smarter Planet. O "5 em 5" deste ano são:

- Ler a mente deixará de ser ficção científica em cinco anos.
- Seremos capazes de alimentar a nossa casa com a energia que criaremos.
- Não haverá mais necessidade de senhas.
- A exclusão digital deixará de existir.
- O spam estará tão personalizado que irá tornar-se relevante.

Entenda as previsões da IBM
(crédito: Divulgação)
Num primeiro momento tudo isto soa como ficção científica, mas quando se passa ao detalhamento da idéia esta começa a parecer mais viável. Na verdade, a IBM prevê que cinco anos é o tempo que levará para que nosso cérebro consiga sincronizar-se com diferentes dispositivos eletrônicos, como o mouse do computador, permitindo-nos controlá-los mentalmente. Algo que é parte do que os cientistas chamam de bio-informática, tecnologia que pode ser usada para várias finalidades. Por exemplo, para fins médicos, para testar os padrões cerebrais e a reabilitação de distúrbios cerebrais, como o autismo.

Cem por cento de energia eficiente

Segunda previsão da IBM, em cinco anos seremos capazes de produzir toda a energia necessária para a nossa casa. Sua base é o seguinte: tudo que se move ou produz calor , gera energia que pode ser capturada graças aos avanços em energias renováveis. Isto inclui caminhar, correr, andar de bicleta, a geração de calor por computadores ou a água que flui através dos encanamentos. Nos cálculos da empresa de tecnologia em apenas cinco anos nós poderemos coletar toda esta energia cinética e térmica e usá-la para fazer funcionar nossas casas, escritórios e, até mesmo, cidades inteiras.

Esta previsão pode parecer exagerada, mas nem tanto. Na verdade, é assim que funcionam as diferentes tecnologias renováveis, que transformam fontes de energia primária, como o vento ou o calor solar, em energia elétrica ou térmica. O exagerado seria acreditar que fossemos capazes de usar apenas essas fontes limpas para atender todas as nossas necessidades energéticas. E não porque isso seja impossível de ser feito, muitos relatos indicam o caminho a trilhar, mas sim devido à oposição apaixonada do setor de energias convencionais.

A iniciativa Smarter Planet da IBM foi lançada pela empresa em 2008, visando destacar como líderes visionários em negócios, política e sociedade civil em todo o mundo estão capturando o potencial de sistemas mais inteligentes para alcançar o crescimento econômico, a eficiência em curto prazo, o desenvolvimento sustentável e o progresso da sociedade.

As redes inteligentes, os sistemas de gestão da água, as soluções para os congestionamentos de trânsito ou os edifícios verdes, são alguns exemplos de sistemas inteligentes.

Fonte: Portal EA