Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

15 de jan de 2012

Casa ecológica: alunos transformam objetos em imóvel


Construído apenas com produtos recicláveis, como plástico, embalagens longa vida, madeira de pallets e vidro, o imóvel tem 52 metros quadrados
Depois de uma campanha para recolher materiais recicláveis desde o início do ano, estudantes do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Campinas, colocaram a mão na massa e construíram uma casa ecológica dentro da instituição de ensino. Com o projeto todos puderam aprender sobre sustentabilidade.
Construído apenas com produtos recicláveis, como plástico, embalagens longa vida, madeira de pallets e vidro, o imóvel tem 52m², divididos em sala com varanda, cozinha, área de serviço, quarto e banheiro.
A construção da casa ecológica envolveu todos os professores e alunos. Cada docente ficou responsável por um cômodo e usou o trabalho prático como ferramenta de estudos. Ao construir a área de serviço, por exemplo, os alunos conceberam um sistema de recolhimento do óleo de cozinha para fazer sabão, sob orientação do professor de química”, explica Márcia Regina Cunha Greenhalgh, coordenadora do ensino fundamental do colégio.
Todos os ambientes da casa foram concebidos conforme o esforço dos alunos na coleta do material necessário. Dessa forma, puderam entender, na prática, como funciona o processo de reciclagem.
Na sala, por exemplo, os móveis surgiram com a utilização de madeira de pallets. Na cozinha e no quarto, os utensílios e móveis foram produzidos com garrafas pet. No total, foram recolhidas mais de 3.000 unidades. No banheiro foi montado um sistema que exemplifica a reutilização da água da pia no vaso sanitário.
Além da reciclagem, os estudantes tiveram contato com a energia limpa, promovendo a economia de eletricidade e, consequentemente, de recursos naturais.
“Com a ajuda do professor de Física os alunos construíram um forno de ‘energia verde’, que aproveita os raios do Sol para cozinhar os alimentos. Utilizando espelhos e uma caixa completamente vedada, toda preta, eles conseguem concentrar o calor e preparar os alimentos. Realmente funciona”, destaca.