Pular para o conteúdo principal

Bem-vindo a bordo do earthship


Quando eu era adolescente, sonhava com a minha casa perfeita; numa encosta, com piso de terra e copas de árvores cobrindo o telhado. Captação de águas pluviais, janela de madeira que encontrei por aí, e onde poderia plantar e colher minha própria comida, vivendo o mais possível, em contato com a natureza.

Naquela época, por volta de 1994, eu pensava ser a única pessoa a ter essa ideia, e me alegrava com isso, apesar de ser tida como uma hippie sonhadora. Bem, é que eu realmente não era a única a pensar numa moradia desse gênero. 

Bem-vindo ao Earthship. Não, não é um navio feito de terra , e não, não é uma nave espacial feita para explorar audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. É um tipo inovador de casa, tipicamente construída de material reciclado e recuperado, onde a própria casa funciona como um ecossistema. A pegada ecológica vai de mínima a inexistente, e a maioria deles são completamente fora da grade, usando painéis solares e fogões a lenha para o aquecimento, e os projetos semi- artísticos para a regulação da temperatura . Alguns usam banheiros de compostagem , ou apenas um simples alpendres em amistosos climas durante todo o ano .

Eles começaram no Novo México - um clima quente e seco, otimizado para a captação da luz solar através de células fotovoltaicas, e usando os materiais disponíveis no ambiente circundante imediato. O Arquiteto Mike Reynolds, construiu o primeiro earthship no final de 1970. As pessoas achavam que ele estava louco, mas acontece que ele estava realmente no caminho certo.

Confira este pequeno documentário sobre Casa dos Potter para saber como eles estão vivendo a vida de sonho, longe da corrida de ratos . Em vez de uma conclusão, vou deixar que as casas falem por si. Fixem seus olhos sobre a diversidade de casas - todas construídas com as mãos, e com materiais reciclados em vários locais ao redor do mundo .

Temos reciclado garrafas Pet para fazer belas casas, Earthships com estufas incríveis dando um toque tropical , pneus com o solo compactado para obedecer à lei da termodinâmica - absorvendo e distribuindo calor onde é necessário nas casas! Agora, quem não gostaria de viver em uma casa assim? Sem hipoteca, total controle criativo, e as Concessionárias não recebem um centavo mais de você. Na verdade, um sonho tornado realidade .

Fonte: forgetthebox

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo