O escritório de arquitetura nova-iorquino STPMJ desenvolveu uma espécie de celeiro que se camufla totalmente em meio à paisagem natural ao seu redor. A estrutura foi planejada e instalada no Socrates Sculpture Park, na região dos Queens, em Nova York.
A matéria-prima usada como base para a construção foi a madeira e sobre ela foi instalada uma película reflexiva por toda a superfície. Este efeito espelhado é o que faz com que o celeiro praticamente suma, disfarçado em meio à natureza.
O próprio local em que foi inserido coopera para tornar a estrutura ainda mais camuflada. As árvores ao redor são, em geral, muito semelhantes umas às outras, em tamanho, espaçamento e em espécie. Devido a essas características, a ilusão de ótica é tão grande que uma pessoa mais distraída não veria a construção, por estar “invisível” na paisagem local.
Este projeto é mais uma forma de mostrar que a arquitetura pode estar em harmonia com o meio ambiente. Construções de diferentes tipos podem ser elevadas sem modificar drasticamente o seu entorno. O resultado é ainda melhor quando o entorno é um bosque tão bonito como o do parque norte-americano.
O celeiro invisível reflete a paisagem e também as estações do ano com cada uma de suas particularidades.
Fonte: CicloVivo
Comentários
Postar um comentário