Pular para o conteúdo principal

Como aproveitar o espaço sob as escadas com um jardim


Realçar o cantinho debaixo da escada com vasos ou com um pequeno jardim é uma excelente opção para quem deseja valorizar esse espaço e torná-lo mais sofisticado, para apreciação das visitas e para aumentar o bem-estar dos moradores. Especializada em Feng Shui e jardinagem orgânica, a paisagista Marizeth Estrela faz algumas recomendações para quem quer dar forma a essa ideia e acomodar um pequeno jardim sob as escadas.

O principal alerta está relacionado com a escolha das espécies a serem plantadas. As opções incluem pequenos arbustos, folhagens, trepadeiras, flores. “Deslocar vasos de outras áreas para esses cantinhos também é possível. O cuidado está apenas em considerar plantas de acordo com a luminosidade do espaço. A mudança brusca do tempo de exposição ao sol poderia causar dano à planta”, afirma a paisagista.

Entre as espécies que se adaptam bem a pouca luminosidade estão as dracenas, o pacova, as bromélias, zamioculcas, trevo-da-sorte, espada-cilíndrica, lírios-da-paz, palmeira Chamaedorea. “Os vasos permitem brincar com tamanhos, formas e cores, trazendo harmonia ao ambiente. Investir um pouco em iluminação indireta também irá diferenciar o ambiente e trazer conforto visual quando anoitecer.” Essa opção também permite acabamento com seixos, pedriscos brancos, entre outros materiais para finalização.

A opção de acomodar um jardim sob a escada, por sua vez, requer mais atenção. Nesse caso, será preciso construir um canteiro. O material - granito, mármore, cimento - pode ser escolhido de acordo com o gosto ou estilo do morador. “Essa opção exige um dreno para escoar a água da irrigação. Quem puder investir um pouco mais pode planejar um sistema de irrigação automático com timer. A iluminação pode ser com lâmpadas de led”, indica Marizeth. Segundo ela, é preciso tomar cuidado para não colocar lâmpadas que possam queimar as plantas. “As lâmpadas precisam ser específicas para iluminação de plantas.”

Para o plantio direto no canteiro, é preciso tomar o cuidado de cobrir completamente as raízes das plantas, não as deixando expostas.


Marizeth dá duas dicas de projetos. Em um deles, a paisagista prioriza o uso de vasos mais baixos, encobertos por pedriscos, luminárias e um trevo da sorte. Os vasos, em tom cobre, com pontos dourados na cor ouro, reluzem com a incidência de luz. Para o piso branco é usada uma manta bidin antes da colocação das pedras.

No outro, a paisagista usa a dinâmica para melhorar o Chi (energia) de entrada. São utilizadas plantas com folhagens vistosas, muitos cristais e madeira cajarana. As espécies que compõem o jardim sob as escadas são as ciclantus, o pacova e os lírios da paz.

A escada simbolizaria uma ligação entre dois níveis - a transição de um lugar para outro -, por isso um projeto para acomodar um jardim sob as escadas, segundo Marizeth, precisa levar em conta a energia de influência dos ambientes da casa. “O espaço requer atenção especial no processo de harmonização, por conduzir as pessoas a outro nível”. O jardim estabilizaria essa energia necessária sob as escadas transmitindo segurança aos moradores.


Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios