Pular para o conteúdo principal

Como aproveitar o espaço sob as escadas com um jardim


Realçar o cantinho debaixo da escada com vasos ou com um pequeno jardim é uma excelente opção para quem deseja valorizar esse espaço e torná-lo mais sofisticado, para apreciação das visitas e para aumentar o bem-estar dos moradores. Especializada em Feng Shui e jardinagem orgânica, a paisagista Marizeth Estrela faz algumas recomendações para quem quer dar forma a essa ideia e acomodar um pequeno jardim sob as escadas.

O principal alerta está relacionado com a escolha das espécies a serem plantadas. As opções incluem pequenos arbustos, folhagens, trepadeiras, flores. “Deslocar vasos de outras áreas para esses cantinhos também é possível. O cuidado está apenas em considerar plantas de acordo com a luminosidade do espaço. A mudança brusca do tempo de exposição ao sol poderia causar dano à planta”, afirma a paisagista.

Entre as espécies que se adaptam bem a pouca luminosidade estão as dracenas, o pacova, as bromélias, zamioculcas, trevo-da-sorte, espada-cilíndrica, lírios-da-paz, palmeira Chamaedorea. “Os vasos permitem brincar com tamanhos, formas e cores, trazendo harmonia ao ambiente. Investir um pouco em iluminação indireta também irá diferenciar o ambiente e trazer conforto visual quando anoitecer.” Essa opção também permite acabamento com seixos, pedriscos brancos, entre outros materiais para finalização.

A opção de acomodar um jardim sob a escada, por sua vez, requer mais atenção. Nesse caso, será preciso construir um canteiro. O material - granito, mármore, cimento - pode ser escolhido de acordo com o gosto ou estilo do morador. “Essa opção exige um dreno para escoar a água da irrigação. Quem puder investir um pouco mais pode planejar um sistema de irrigação automático com timer. A iluminação pode ser com lâmpadas de led”, indica Marizeth. Segundo ela, é preciso tomar cuidado para não colocar lâmpadas que possam queimar as plantas. “As lâmpadas precisam ser específicas para iluminação de plantas.”

Para o plantio direto no canteiro, é preciso tomar o cuidado de cobrir completamente as raízes das plantas, não as deixando expostas.


Marizeth dá duas dicas de projetos. Em um deles, a paisagista prioriza o uso de vasos mais baixos, encobertos por pedriscos, luminárias e um trevo da sorte. Os vasos, em tom cobre, com pontos dourados na cor ouro, reluzem com a incidência de luz. Para o piso branco é usada uma manta bidin antes da colocação das pedras.

No outro, a paisagista usa a dinâmica para melhorar o Chi (energia) de entrada. São utilizadas plantas com folhagens vistosas, muitos cristais e madeira cajarana. As espécies que compõem o jardim sob as escadas são as ciclantus, o pacova e os lírios da paz.

A escada simbolizaria uma ligação entre dois níveis - a transição de um lugar para outro -, por isso um projeto para acomodar um jardim sob as escadas, segundo Marizeth, precisa levar em conta a energia de influência dos ambientes da casa. “O espaço requer atenção especial no processo de harmonização, por conduzir as pessoas a outro nível”. O jardim estabilizaria essa energia necessária sob as escadas transmitindo segurança aos moradores.


Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios