Pular para o conteúdo principal

Designers franceses lançam teclado ecológico



O teclado ecológico foi desenvolvido para se conectar aos computadores, notebooks e tablets através do sistema de bluetooth. | Foto: Orée/Divulgação
 
Os teclados dos computadores fabricados com materiais plásticos podem estar com seus dias contados. A ideia é da Orée, uma empresa da França que acaba de lançar um conceito para reaproveitar a madeira, utilizando-a na confecção artesanal dos teclados.

Aliando as antigas técnicas do artesanato francês às necessidades tecnológicas e ambientais da atualidade, os criadores da Orée lançaram um teclado ecológico, produzido com madeira de nogueiras e bordos de materiais customizados.

“Nós combinamos tecnologias de ponta com as técnicas de marcenaria transmitidas de geração em geração. Cada produto da empresa é manipulado, polido, acabado e montado à mão em nossa oficina, no sul da França”, diz o fundador da empresa no site.

O teclado ecológico foi desenvolvido para se conectar aos computadores, notebooks e tablets através do sistema de bluetooth. Porém, o produto custa caro – cerca de 125 libras, cerca de R$ 409. Os designers afirmam que os equipamentos de madeira, além de serem mais duráveis do que os equipamentos de plástico, agridem menos o meio ambiente do que os dispositivos artificiais.

Sob o lema “Wood + Tech + Design” (madeira + tecnologia + design, em português), a Orée acredita que o mercado de computadores é dominado por marcas que desenvolvem produtos muito padronizados, sempre muito parecidos, e que quase nunca levam em conta a responsabilidade ecológica. A empresa é formada por apenas três designers: Christophe Dela Signota, Franck Fontana e Julien Salanave, o fundador e chefe da companhia.

Além de criar o teclado ecológico, a marca pratica diversas ações de responsabilidade social voltadas ao equilíbrio do meio ambiente, seja tomando medidas para diminuir a pegada ambiental da empresa, seja participando de programas de reflorestamento na França, ou ainda investindo em ONGs de proteção às florestas.

Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios