Pular para o conteúdo principal

Taj Mahal está ameaçado pela poluição

Há 12 anos o governo tenta, sem sucesso, conter a degradação 
Foto: Angus MacRae
Um dos monumentos mais famosos do mundo e considerado uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo está seriamente ameaçado pela poluição. Foi o que revelou o National Environment Engineering Research Institute da Índia, que publicou um comunicado afirmando que o mármore do Taj Mahal continua em processo de descoloração causado pela contaminação do ar e da água locais.
A degradação do monumento pela fumaça dos carros que circulam pelo local, pelos geradores de diesel e também pelas águas poluídas do rio Yamuna, que fica a apenas alguns metros do mausoléu, não é novidade. Desde 1998 a Suprema Corte da Índia tenta reduzir os índices de poluição na região próxima ao Taj Mahal. De acordo com o jornal The Telegraph, mais de £ 90 milhões já foram investidos para recuperar o famoso mármore branco da sujeira local.
Nos últimos 12 anos, diversas estratégias de contenção da sujeira foram aplicadas na região, como a substituição de riquexós a diesel por outros de energia menos poluente, construção de um pipeline de gás para trazer energia limpa à cidade, alargamento de estradas e manutenção do tráfego a uma distância de 500 metros do monumento.
Até uma substância utilizada por mulheres no sul da Ásia para limpar a pele, chamada “Multani Mitti”, já foi usada na esperança de tirar as impurezas do mármore. A atitude chamou a atenção de moradores e guias turísticos, que se queixaram que o produto deixou a fachada ainda mais amarelada.

Problema persiste

Apesar de todas as medidas, o túmulo construído no século XVII pelo imperador Shah Jahan para a sua mulher Mumtaz Mahal continua a degradar-se. De acordo com o novo estudo, os índices de poluição no local aumentaram drasticamente nos últimos 12 anos.
A cidade de Agra, onde o mausoléu foi construído, também cresce em tamanho, população e industrias, assim como o transito caótico local.
Segundo o Dr. JS Pandey, do National Environment Engineering Research Institute, a cidade precisa de uma ação abrangente para deter a poluição causada por construções não-autorizadas e sem planejamento, que prejudicam ainda mais o Taj Mahal.
“Não há dúvida de que isso é causado pela poluição do ar e do ambiente, da chuva ácida. As medidas tomadas até agora para conter o problema não funcionaram. Há muitas construções, ampliações, crescimento não-planejado. Precisamos de um modelo unificado, um plano de desenvolvimento urbano integrado”, afirmou ao The Telegraph.
Além do problema estético, a redução dos índices de água do rio Yumuna poderá danificar a fundação do monumento. “Do ponto de vista da engenharia, a poluição atmosférica não ameaça a estrutura, só que menos água no Yamuna e a mudança no curso do rio pode ter um impacto nas fundações”, alertou Ram Pratap Singh, diretor local do Indian National Trust for Art and Cultural Heritage.
O rio Yamuna, cujo caudal sofreu uma redução de cerca de quatro metros nos últimos anos, chega à cidade de Agra contaminado por detritos químicos e humanos, mesmo após uma recente tentativa de limpeza das águas, e continua a receber diretamente descargas de esgotos e lixo sólido da cidade.
Fonte:EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios