Pular para o conteúdo principal

Desapego material e economia estimulam adesão às microcasas móveis

Estilo de vida conquista quem procura por um modelo de vida menos consumista, mais simples e sustentável

Já pensou como seria se você pudesse mudar de cidade e continuar morando na mesma casa? A geógrafa Lee Pera, de 37 anos, vive hoje esse tipo de experiência, segundo relatou a BBC. Ela integra o movimento das microcasas, que conquista cada vez muitos adeptos nos Estados Unidos.

As construções possuem até 37 metros quadrados e, devido a leis que proíbem que casas muito pequenas sejam construídas em algumas cidades, essas residências são, muitas vezes, edificadas sobre rodas, tornando-se móveis e toleradas em mais regiões.

O movimento, que entrou em ascensão durante a crise econômica em 2008, que afetou consideravelmente o setor imobiliário, reacende hoje com novos critérios: pessoas que não querem gastar todo o seu dinheiro com aluguéis ou investir em imóveis gigantes, como também aqueles que procuram por um modelo de vida menos consumista, mais simples e sustentável.

O casal Guillaume Dutilh e Jenna Spesard tem como prioridade a liberdade de poder se locomover e ainda assim, se sentir em casa. Eles relatam sua jornada mundo afora no blog Tiny House, Giant Journey.

Para saber mais sobre o estilo de vida dos adeptos das microcasas, como construir uma e outras questões, conheça também o site Tiny r(E)volution.

GALERIA DE FOTOS 
  



 
Fonte: EcoD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt