Pular para o conteúdo principal

Edifícios Verdes – Moda Inteligente



Imaginar que, há apenas alguns anos, pensar emedifícios verdes como algo além de prédios pintados nesta cor, era algo estranho e considerado como ideia privativa de ecologistas fanáticos e hippies saudosistas dos anos de 1960; deixa a todos nós muito animados com o futuro promissor que aguarda nossas grandes metrópoles do futuro. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e com a modernização de tantas outras, construir edifícios verdes nos dias de hoje é uma condição fundamental para a nossa própria sobrevivência como espécie.

Muito mais do que uma moda passageira, aconstrução de edifícios verdes dever ser encarada como uma opção pela inteligência e pelo correto planejamento de uma nova e, completamente, diferente história de vida para todos nós. Os edifícios verdes podem representar a solução para os problemas de poluição e de más condições de vida que as grandes cidades experimentam nos dias atuais. Problemas de falta de água e de dificuldades na obtenção desse precioso líquido tornarão a água um elemento de alto custo e de grande dificuldade de obtenção. Dentro desse cenário de aspecto sombrio para o futuro de nossas cidades, os edifícios verdes poderão significar a luz no fim do túnel para essa questão de abastecimento.

Com uma filosofia totalmente diferente das construções comuns, os edifícios verdes representam uma “nova ordem” que procura valorizar as características sócio-ambientaisdesses empreendimentos. Mesmo que essa filosofia ainda não esteja totalmente na mente e nos espíritos dos empresários do setor da construção civil brasileira, os frequentes lançamentos e o sucesso de vendas alcançado por esses empreendimentos; logo será o responsável por difundir (mesmo obrigatoriamente) esse conceito por todas as outras construtoras. Muito em breve a simples “moda ecológica” e a “onda verde” serão substituídas pela decisão planejada, objetiva e consciente de que é a opção mais inteligente que pode ser tomada por qualquer empresa que não queira ficar para trás em matéria de mercado. Os empresários contrários acabarão sendo engolidos pelas empresas que forem mais ágeis e mais propensas a gerir e realizar as mudanças necessárias para que os edifícios verdes façam parte de seu portifólio de lançamentos. Como toda atividade econômica; também na construção civil, quem ficar parado e não se modernizar; ficará para trás e desaparecerá.

Reciclagem de resíduos dos canteiros de obra e do lixo produzido pelos edifícios após a construção; elementos arquitetônicos, de engenharia ou de maquinário que promovam uma melhor utilização dos recursos naturais pelos edifícios e sistemas que permitam a captação, reciclagem e reutilização da água proveniente da concessionária ou mesmo das chuvas. Além do uso de materiais certificados e que não promovam emissões de gases tóxicos ou de efeito estufa. Tudo isso transformará um dos setores mais poluidores que temos em nossa economia; num setor que constrói com inteligência e com profunda preocupação ambiental.

Assim, com inteligência, modernidade e com um pensamento voltado para o bem-estar futuro de nossas cidades, os edifícios verdes representarão a solução prática para um dilema que assola os grandes centros urbanos mundiais faz tempo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios