Pular para o conteúdo principal

Como Construir um Imóvel Sustentável

Quando tomamos a consciência que nossa atitude mesmo que ainda seja pequena, faz diferença para que alcancemos o tão desejado e sonhado equilíbrio ambiental, passamos a nos preocupar mais em fazer coisas que possam colaborar com esse processo.
Entre tantas áreas que vem investindo nesse processo encontra-se a construção civil que vem ganhando cada vez mais adeptos da construção de imóvel sustentável.

Para se conseguir um imóvel sustentável é necessário antes de começar a obra fazer um levantamento sobre a área a ser construída, verificar há disponibilidade de água no subsolo, se há vegetação e qual é o tipo de vegetação, onde nasce o sol e como é o clima sendo que se a predominância da temperatura for alta o local deve ser bastante arejado, e se baixa deve ter isolamento térmico.
Um imóvel sustentável deve ser construído com materiais verdes como tijolos de terra crua estabilizados com fibras de coco, paredes e telhados feitos de tubos de pasta de dente (o que deixa o ambiente mais fresco), ou telhados com uma cobertura vegetal, vidros reciclados, blocos de entulho, blocos de pedras entre outros.

As madeiras a serem utilizadas devem ser de extrações legais. Além de materiais verdes, deve-se fazer projetos de fontes alternativas de água e energia, como por exemplo projetos para reaproveitar a água da chuva e de sistemas para a captação de energia solar ou eólica, medidas que diminuirão o consumo de recursos hídricos.
É importante lembrar que os materiais utilizados durante toda a construção e mobília do imóvel devem ser de lugares próximos ao local onde está sendo feita a construção, pois assim será reduzida a emissão de Co2 gerada pelos meios de transportes além da diminuição da produção de combustíveis o que também gera grande impacto ambiental.

As técnicas utilizadas em um imóvel verde são voltadas para a reutilização e reciclagem de materiais para que os produtos utilizados na construção deste causem o mínimo de danos possível ao meio ambiente.
Existem hoje muitos imóveis sustentáveis pelo país que servem de exemplo para os que planejam ter um ou ainda não entenderam a importância deles para a natureza.

Invista nos materiais sustentáveis e incentive o uso deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios