Pular para o conteúdo principal

Como Construir um Imóvel Sustentável

Quando tomamos a consciência que nossa atitude mesmo que ainda seja pequena, faz diferença para que alcancemos o tão desejado e sonhado equilíbrio ambiental, passamos a nos preocupar mais em fazer coisas que possam colaborar com esse processo.
Entre tantas áreas que vem investindo nesse processo encontra-se a construção civil que vem ganhando cada vez mais adeptos da construção de imóvel sustentável.

Para se conseguir um imóvel sustentável é necessário antes de começar a obra fazer um levantamento sobre a área a ser construída, verificar há disponibilidade de água no subsolo, se há vegetação e qual é o tipo de vegetação, onde nasce o sol e como é o clima sendo que se a predominância da temperatura for alta o local deve ser bastante arejado, e se baixa deve ter isolamento térmico.
Um imóvel sustentável deve ser construído com materiais verdes como tijolos de terra crua estabilizados com fibras de coco, paredes e telhados feitos de tubos de pasta de dente (o que deixa o ambiente mais fresco), ou telhados com uma cobertura vegetal, vidros reciclados, blocos de entulho, blocos de pedras entre outros.

As madeiras a serem utilizadas devem ser de extrações legais. Além de materiais verdes, deve-se fazer projetos de fontes alternativas de água e energia, como por exemplo projetos para reaproveitar a água da chuva e de sistemas para a captação de energia solar ou eólica, medidas que diminuirão o consumo de recursos hídricos.
É importante lembrar que os materiais utilizados durante toda a construção e mobília do imóvel devem ser de lugares próximos ao local onde está sendo feita a construção, pois assim será reduzida a emissão de Co2 gerada pelos meios de transportes além da diminuição da produção de combustíveis o que também gera grande impacto ambiental.

As técnicas utilizadas em um imóvel verde são voltadas para a reutilização e reciclagem de materiais para que os produtos utilizados na construção deste causem o mínimo de danos possível ao meio ambiente.
Existem hoje muitos imóveis sustentáveis pelo país que servem de exemplo para os que planejam ter um ou ainda não entenderam a importância deles para a natureza.

Invista nos materiais sustentáveis e incentive o uso deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável