Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

13 de jan de 2015

Como Construir um Coletor de Água de Chuva


Junto com o aumento da população, cada vez mais, se incrementa o uso da água potável no mundo todo. Coletar água de chuva é um processo simples que preserva o líquido que nós consumimos. O processo envolve simplesmente armazenar a água da chuva que cai, dentro de tanques para quando necessário poder usá-la.

A água da chuva é imprópria para consumo humano. Em contrapartida, ela pode ser usada para tarefas que não exigem água potável, e que nós a desperdiçamos, como regar plantas ou lavar o chão. Com os sistemas mais complexos, você ainda pode usar na descarga do banheiro.


1. Primeiramente reúna o material necessário
Consiga um Barril. Você também pode comprá-lo, mas será mehor conseguir um usado. Assim, 

Assim, você economiza o custo do mesmo. Algumas empresas usam para armazenar alimentos ou outros produtos, e talvez possam te dar um que eles estejam para descartar. Você também pode usar uma grande lata de lixo. Em qualquer caso, certifique-se que ele possa armazenar de 100 a 200 litros de água.


Se você decidir começar com um barril usado, certifique-se que não tenha sido usado para armazenar petróleo, pesticidas ou qualquer outra substância tóxica, já que você não vai conseguir remover os produtos químicos. Assim, o barril seria perigoso para a sua saúde.

Se você pretende captar muita água, consiga dois ou três barris. Você pode conectá-los uns com os outros, formando um sistema. Então, você vai conseguir ter muitos litros de água.

Você poderá obter o restante dos materiais necessários para fabricar o sistema de coleta em lojas de ferragens ou jardinagem.


Você vai Necessitar de:

1 chave para mangueira padrão com rosca 2,5 centímetros para tubos de 1,8 centímetros (assim você poderá tirar a água do barril)
1 junta de1.8 cm x 1,8 cm
1 bucha de 1,8 cm x 1,8 cm
1 tubo de rosca de 1,8 cm com adaptador para mangueira de 2,5 cm
1 locknut de 1,8 cm
4 arandelas de metal
1 rolo de fita de teflon
1 tubo de silicone selante
Um cotovelo calha em forma de "S" (para a passagem da calha de água para o tambor de chuva)
1 tela de aluminio (para evitar que as folhas, insetos e outros detritos caiam na água)
4-6 blocos de cimento
2. Construir uma plataforma base para os barris
Alise a área ao lado da calha, onde o tubo de metal ou de plástico que vai das calhas até o chão. Você precisará redirecionar a calha para o seu barril, então você terá que preparar uma plataforma em uma área próxima do local onde a água vai desembocar.
Em primeiro lugar, elimine as pedras ou detritos que se encontrem no local. Se o piso não for plano, pegue uma pá e coloque terra suficiente para aplanar o espaço que vai ocupar os barris.
Se a sua canaleta de água desemboca numa superfície de cimento, como a calçada ou entrada de garagem com uma inclinação, construa uma superfície plana com madeira compensada na superfície menos elevada até que iguale e fique plana.
Se você tiver mais de uma calha pluvial em sua casa, escolhe a que é mais próxima do jardim para que você não tenha que mover tanta água quando for utilizá-la.


Formar uma camada de cascalho para obter uma melhor drenagem em torno dos barris de chuva. Além disso, isso vai ajudar a manter a água longe da fundação da sua casa. Primeiro, você deve cavar um retângulo 13 cm de profundidade na área que aplainou para colocar os barris. Em seguida, encha com 1,2 cm de cascalho.

Ignore este passo se a sua canaleta leva a uma superfície de concreto.


Blocos de tijolos de concreto empilhados em cima do cascalho. Coloque-os lado a lado para criar uma plataforma elevada para os seus barris. A mesma deve ser suficientemente larga e suficientemente longo para que todos fiquem numa mesma altura. Além disso, devem ficar numa área plana para que não se inclinem, nem virem.

3. Adicione a Torneira

Perfurar um buraco para ser colocado a torneira, em um dos lados do barril. Faça isso em um local com uma altura que deixe espaço suficiente para colocar em baixo um balde ou uma garrafa.

O tamanho da bitola padrão dessas torneiras é de 1,8 cm. Faça um buraco deste tamanho para que encaixe bem. Se você tem uma torneira com outras medidas, faça um furo de acordo com a bitola de sua torneira.


Colocar selante na borda do buraco, tanto na parte interna quanto externa do barril.

Colocar a torneira unindo-a a junta. Utilize a fita teflon para envolver a rosca da torneira. Assim, conseguirá um melhor selamento e evitará que vaze água.

Coloque uma arandela na rosca do tubo pela parte frontal do barril, e outra pela parte de dentro. Coloque uma bucha para que fixe a chave em seu lugar. Se sua chave for diferente, segue as indicações da mesma para colocá-la. 


Adicione uma válvula de escape. Fazer outro furo a poucos centímetros do topo do barril. O mesmo deve ser 1,8 cm ou do mesmo tamanho que o primeiro buraco que você fez.

Passe selante sobre o buraco de vedação, tanto em seu interior quanto no exterior do tubo. 

Coloque uma arruela no adaptador da mangueira e coloque-a dentro do buraco pelo lado de fora. Ponha outra arruela na rosca pela parte de dentro, e passe um pouco de fita teflon. Coloque então uma porca para ajustar tudo. Você também pode colocar uma mangueira diretamente conectada à torneira.

Se você quiser adicionar outro barril, você vai ter que fazer um terceiro buraco no primeiro terço do barril, conforme foto ao final desse artigo. Fazer na mesma altura que o ladrão, mas vários centímetros para o lado. Em seguida, fazer uma abertura de 1,8 cm no segundo tambor na mesma altura que a primeira. Coloque um tubo conectando os dois barris através de uma mangueira, como descrito acima. Repita essas etapas para cada barril que você deseja incluir., 

4. Monte o sistema de captação de água

Conecte o joelho até a calha. Decida como colocar o barril na plataforma anteriormente construída. Eles devem estar perto o suficiente para que você pode conectá-lo ao joelho.

Faça uma marca na calha 2,5 cm abaixo da altura do cilindro ou barril. Você vai ter que unir a calha ao joelho para que a água chegue ao barril. Corte a calha com um serrote. Prenda-a com parafusos e certifique-se que estejam bem apertados.

Enquanto você estiver medindo e ajustando o joelho à calha, certifique-se de que a borda do joelho desemboque dentro do barril para não derramar água. Não é suficiente que fique acima do barril. 


Conecte o barril ao joelho. Se o barril tiver uma tampa, utilizar um serrote para fazer um buraco nessa tampa, do tamanho suficiente para que a borda do joelho encaixe nesse buraco. Se sua calha for fechada, faça um buraco na mesma, e cubra a área em torno do orifício com uma tela de metal.


Coloque um filtro em cima da calha para evitar que folhas e outros detritos causem entupimento no sistema coleta de água.


Una os barris adicionais. Se você tiver mais barris colocá-los na plataforma, e conectar as partes através de uma mangueira entre as válvulas.


Em um Apartamento

Se você morar em apartamento, não vai ter muito espaço para colocar barris, mas isto não significa que não possa coletar água pluvial.

Simplesmente, coloque alguns recipientes no peitoril de uma janela que receba água da chuva. Se não tiver esse lugar, provavelmente conseguirá fazê-lo em uma varanda.


Você pode reutilizar copos de plástico ou de vidro, que você iria jogar fora. SOmente assegure-se de limpá-los muito bem antes de usá-los. Será importante também, que eles tenham tampa, já que a água parada poderá se encher de mosquitos; Nas regiões com dengue, isto será especialmente importante. Assim que os recipientes estiverem cheios, você deverá tampá-los.

Fonte: La Bio Guia