Pular para o conteúdo principal

Como Construir um Coletor de Água de Chuva


Junto com o aumento da população, cada vez mais, se incrementa o uso da água potável no mundo todo. Coletar água de chuva é um processo simples que preserva o líquido que nós consumimos. O processo envolve simplesmente armazenar a água da chuva que cai, dentro de tanques para quando necessário poder usá-la.

A água da chuva é imprópria para consumo humano. Em contrapartida, ela pode ser usada para tarefas que não exigem água potável, e que nós a desperdiçamos, como regar plantas ou lavar o chão. Com os sistemas mais complexos, você ainda pode usar na descarga do banheiro.


1. Primeiramente reúna o material necessário
Consiga um Barril. Você também pode comprá-lo, mas será mehor conseguir um usado. Assim, 

Assim, você economiza o custo do mesmo. Algumas empresas usam para armazenar alimentos ou outros produtos, e talvez possam te dar um que eles estejam para descartar. Você também pode usar uma grande lata de lixo. Em qualquer caso, certifique-se que ele possa armazenar de 100 a 200 litros de água.


Se você decidir começar com um barril usado, certifique-se que não tenha sido usado para armazenar petróleo, pesticidas ou qualquer outra substância tóxica, já que você não vai conseguir remover os produtos químicos. Assim, o barril seria perigoso para a sua saúde.

Se você pretende captar muita água, consiga dois ou três barris. Você pode conectá-los uns com os outros, formando um sistema. Então, você vai conseguir ter muitos litros de água.

Você poderá obter o restante dos materiais necessários para fabricar o sistema de coleta em lojas de ferragens ou jardinagem.


Você vai Necessitar de:

1 chave para mangueira padrão com rosca 2,5 centímetros para tubos de 1,8 centímetros (assim você poderá tirar a água do barril)
1 junta de1.8 cm x 1,8 cm
1 bucha de 1,8 cm x 1,8 cm
1 tubo de rosca de 1,8 cm com adaptador para mangueira de 2,5 cm
1 locknut de 1,8 cm
4 arandelas de metal
1 rolo de fita de teflon
1 tubo de silicone selante
Um cotovelo calha em forma de "S" (para a passagem da calha de água para o tambor de chuva)
1 tela de aluminio (para evitar que as folhas, insetos e outros detritos caiam na água)
4-6 blocos de cimento
2. Construir uma plataforma base para os barris
Alise a área ao lado da calha, onde o tubo de metal ou de plástico que vai das calhas até o chão. Você precisará redirecionar a calha para o seu barril, então você terá que preparar uma plataforma em uma área próxima do local onde a água vai desembocar.
Em primeiro lugar, elimine as pedras ou detritos que se encontrem no local. Se o piso não for plano, pegue uma pá e coloque terra suficiente para aplanar o espaço que vai ocupar os barris.
Se a sua canaleta de água desemboca numa superfície de cimento, como a calçada ou entrada de garagem com uma inclinação, construa uma superfície plana com madeira compensada na superfície menos elevada até que iguale e fique plana.
Se você tiver mais de uma calha pluvial em sua casa, escolhe a que é mais próxima do jardim para que você não tenha que mover tanta água quando for utilizá-la.


Formar uma camada de cascalho para obter uma melhor drenagem em torno dos barris de chuva. Além disso, isso vai ajudar a manter a água longe da fundação da sua casa. Primeiro, você deve cavar um retângulo 13 cm de profundidade na área que aplainou para colocar os barris. Em seguida, encha com 1,2 cm de cascalho.

Ignore este passo se a sua canaleta leva a uma superfície de concreto.


Blocos de tijolos de concreto empilhados em cima do cascalho. Coloque-os lado a lado para criar uma plataforma elevada para os seus barris. A mesma deve ser suficientemente larga e suficientemente longo para que todos fiquem numa mesma altura. Além disso, devem ficar numa área plana para que não se inclinem, nem virem.

3. Adicione a Torneira

Perfurar um buraco para ser colocado a torneira, em um dos lados do barril. Faça isso em um local com uma altura que deixe espaço suficiente para colocar em baixo um balde ou uma garrafa.

O tamanho da bitola padrão dessas torneiras é de 1,8 cm. Faça um buraco deste tamanho para que encaixe bem. Se você tem uma torneira com outras medidas, faça um furo de acordo com a bitola de sua torneira.


Colocar selante na borda do buraco, tanto na parte interna quanto externa do barril.

Colocar a torneira unindo-a a junta. Utilize a fita teflon para envolver a rosca da torneira. Assim, conseguirá um melhor selamento e evitará que vaze água.

Coloque uma arandela na rosca do tubo pela parte frontal do barril, e outra pela parte de dentro. Coloque uma bucha para que fixe a chave em seu lugar. Se sua chave for diferente, segue as indicações da mesma para colocá-la. 


Adicione uma válvula de escape. Fazer outro furo a poucos centímetros do topo do barril. O mesmo deve ser 1,8 cm ou do mesmo tamanho que o primeiro buraco que você fez.

Passe selante sobre o buraco de vedação, tanto em seu interior quanto no exterior do tubo. 

Coloque uma arruela no adaptador da mangueira e coloque-a dentro do buraco pelo lado de fora. Ponha outra arruela na rosca pela parte de dentro, e passe um pouco de fita teflon. Coloque então uma porca para ajustar tudo. Você também pode colocar uma mangueira diretamente conectada à torneira.

Se você quiser adicionar outro barril, você vai ter que fazer um terceiro buraco no primeiro terço do barril, conforme foto ao final desse artigo. Fazer na mesma altura que o ladrão, mas vários centímetros para o lado. Em seguida, fazer uma abertura de 1,8 cm no segundo tambor na mesma altura que a primeira. Coloque um tubo conectando os dois barris através de uma mangueira, como descrito acima. Repita essas etapas para cada barril que você deseja incluir., 

4. Monte o sistema de captação de água

Conecte o joelho até a calha. Decida como colocar o barril na plataforma anteriormente construída. Eles devem estar perto o suficiente para que você pode conectá-lo ao joelho.

Faça uma marca na calha 2,5 cm abaixo da altura do cilindro ou barril. Você vai ter que unir a calha ao joelho para que a água chegue ao barril. Corte a calha com um serrote. Prenda-a com parafusos e certifique-se que estejam bem apertados.

Enquanto você estiver medindo e ajustando o joelho à calha, certifique-se de que a borda do joelho desemboque dentro do barril para não derramar água. Não é suficiente que fique acima do barril. 


Conecte o barril ao joelho. Se o barril tiver uma tampa, utilizar um serrote para fazer um buraco nessa tampa, do tamanho suficiente para que a borda do joelho encaixe nesse buraco. Se sua calha for fechada, faça um buraco na mesma, e cubra a área em torno do orifício com uma tela de metal.


Coloque um filtro em cima da calha para evitar que folhas e outros detritos causem entupimento no sistema coleta de água.


Una os barris adicionais. Se você tiver mais barris colocá-los na plataforma, e conectar as partes através de uma mangueira entre as válvulas.


Em um Apartamento

Se você morar em apartamento, não vai ter muito espaço para colocar barris, mas isto não significa que não possa coletar água pluvial.

Simplesmente, coloque alguns recipientes no peitoril de uma janela que receba água da chuva. Se não tiver esse lugar, provavelmente conseguirá fazê-lo em uma varanda.


Você pode reutilizar copos de plástico ou de vidro, que você iria jogar fora. SOmente assegure-se de limpá-los muito bem antes de usá-los. Será importante também, que eles tenham tampa, já que a água parada poderá se encher de mosquitos; Nas regiões com dengue, isto será especialmente importante. Assim que os recipientes estiverem cheios, você deverá tampá-los.

Fonte: La Bio Guia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável