Pular para o conteúdo principal

Em 40 dias, estação de coleta recebe 1,5t de lixo reciclável em Curitiba


Quarenta dias após ser inaugurada, a primeira Estação de Sustentabilidade de Curitiba, localizada na Regional Boa Vista, coletou 1.502 quilos de lixo reciclável. O equipamento é um local preparado para entrega voluntária de resíduos por moradores da região. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende, nos próximos anos, implantar pelo menos uma estação em cada um dos 75 bairros de Curitiba.

O novo modelo visa envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos, aperfeiçoar a coleta seletiva e criar mais um mecanismo de inclusão social, ao delegar a administração dos resíduos para associações de catadores.

A estação da Boa Vista recebe 12 tipos de materiais recicláveis, como vidro incolor e colorido, papel branco, papelão, papel colorido, embalagem longa vida, plásticos, rótulos, tampas e garrafas pet, além de latas de alumínio e outros metais. Antes de serem depositados nos locais apropriados, os materiais devem ser limpos e separados por tipo.

Desde o final de novembro, dos 1,5 mil quilos coletados, 70% referem-se a vidro, 18% a papel, 9% a plástico e 3% a metal. A Estação de Sustentabilidade é monitorada por fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e as quantidades são auferidas na saída do próprio local.


A unidade, localizada na esquina das ruas Flavio Dallegrave e Jovino do Rosário, permanece aberta 24 horas e os moradores do entorno podem realizar o descarte quando for conveniente, não precisando mais esperar pela coleta seletiva domiciliar. O objetivo é criar mais um mecanismo para evitar o descarte irregular de resíduos e os consequentes problemas ambientais e sanitários.

No final de 2014, técnicos devidamente identificados fizeram um trabalho personalizado, passando de casa em casa da região, distribuindo uma cartilha com orientações para o correto descarte dos materiais. Tanto os catadores como técnicos da Administração Regional Boa Vista passaram por capacitações para operar a estação e orientar a população da área de abrangência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios