Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

19 de ago de 2013

O que é "RETROFIT" de um imóvel

RETROFIT é um termo surgido da união entre a palavra Retro do Latin (significa para trás) e a palavra Fit do inglês (significando ajustar, adaptar). Muito utilizada por Arquitetos e Engenheiros na modernização de um imóvel seja somente em fachadas, como também no imóvel completo, porém preservando sua arquitetura e essência. O Retrofit difere da Restauração que é aplicado em construções tombadas pelo Patrimônio Público, e que tem que preservar fielmente suas características.
Vários são os benefícios quando se efetua um retrofir, apesar do custo ser quase o mesmo de uma construção nova. São eles:
  • Sustentabilidade - pelo fato da geração de entulho ser pouquíssima;
  • Economia de energia;
  • Utilização de menos materiais;
  • Preservação da identidade do bairro no qual está situado o imóvel;
  • Geração de projetos únicos e exclusivos.
Exemplos de Retrofit

São Paulo/SP

Sobrado adquirido por um casal de músico e uma artista plástica em São Paulo, com má conservação durante décadas. Os Arquitetos contratados para fazer o retrofit, Leonardo Sette e Maria Isabel Imbronito conseguiram projetar o retrofit do imóvel, permanecendo o mesmo, com as características iniciais, com um projeto muito interessante e eficiente.

Fotos: Divulgação
 
APARTAMENTO 

Vencedor na categoria Retrofit do Prêmio Planeta Casa 2011, este apartamento da década de 1950 no bairro de Higienópolis, foi “retrofitado” pelo arquiteto Gustavo Calazans. A eliminação de algumas paredes favoreceu a iluminação natural e a estrutura de alvenaria a mostra da o toque rústico/contemporâneo.
Fotos: Divulgação
 
CASA
 
Neste projeto do arquiteto Carlos Verna no Alto da Lapa, em São Paulo, a redistribuição dos cômodos internos e a renovação da fachada deram fôlego a esta antiga casa dos anos 1940. Muitas paredes com tijolos a vista (que só uma casa antiga propicia naturalmente) e a completa integração com o verde presente na área externa do terreno, dão o ar de campo desejado pelos proprietários.
 
Fotos: Eduardo Pozella/Divulgação

 
Porto Alegre/RS
 
Galpão

O imóvel em questão, com apenas 3,5m de frente e totalmente destruído levou um retrofit pelo Estúdio Urbana Arquitetura que transformou o antigo galpão num incrível loft para um jovem advogado.

Fotos: Marcelo Donadussi/Divulgação