Pular para o conteúdo principal

O que é "RETROFIT" de um imóvel

RETROFIT é um termo surgido da união entre a palavra Retro do Latin (significa para trás) e a palavra Fit do inglês (significando ajustar, adaptar). Muito utilizada por Arquitetos e Engenheiros na modernização de um imóvel seja somente em fachadas, como também no imóvel completo, porém preservando sua arquitetura e essência. O Retrofit difere da Restauração que é aplicado em construções tombadas pelo Patrimônio Público, e que tem que preservar fielmente suas características.
Vários são os benefícios quando se efetua um retrofir, apesar do custo ser quase o mesmo de uma construção nova. São eles:
  • Sustentabilidade - pelo fato da geração de entulho ser pouquíssima;
  • Economia de energia;
  • Utilização de menos materiais;
  • Preservação da identidade do bairro no qual está situado o imóvel;
  • Geração de projetos únicos e exclusivos.
Exemplos de Retrofit

São Paulo/SP

Sobrado adquirido por um casal de músico e uma artista plástica em São Paulo, com má conservação durante décadas. Os Arquitetos contratados para fazer o retrofit, Leonardo Sette e Maria Isabel Imbronito conseguiram projetar o retrofit do imóvel, permanecendo o mesmo, com as características iniciais, com um projeto muito interessante e eficiente.

Fotos: Divulgação
 
APARTAMENTO 

Vencedor na categoria Retrofit do Prêmio Planeta Casa 2011, este apartamento da década de 1950 no bairro de Higienópolis, foi “retrofitado” pelo arquiteto Gustavo Calazans. A eliminação de algumas paredes favoreceu a iluminação natural e a estrutura de alvenaria a mostra da o toque rústico/contemporâneo.
Fotos: Divulgação
 
CASA
 
Neste projeto do arquiteto Carlos Verna no Alto da Lapa, em São Paulo, a redistribuição dos cômodos internos e a renovação da fachada deram fôlego a esta antiga casa dos anos 1940. Muitas paredes com tijolos a vista (que só uma casa antiga propicia naturalmente) e a completa integração com o verde presente na área externa do terreno, dão o ar de campo desejado pelos proprietários.
 
Fotos: Eduardo Pozella/Divulgação

 
Porto Alegre/RS
 
Galpão

O imóvel em questão, com apenas 3,5m de frente e totalmente destruído levou um retrofit pelo Estúdio Urbana Arquitetura que transformou o antigo galpão num incrível loft para um jovem advogado.

Fotos: Marcelo Donadussi/Divulgação
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios