Pular para o conteúdo principal

EM BARCELONA, SHOPPING SUBTERRÂNEO TERÁ PARQUE NA COBERTURA

Com o crescimento populacional nas cidades, cresce a demanda por maiores espaços verdes e planejamento urbano. Assim, cada vez mais, profissionais da área estão buscando atender, de forma objetiva, a estas necessidades, planejando ambientes com múltiplas funções e reaproveitando espaços.


O conceito do Maquinnext, projetado para Barcelona, na Espanha, consiste em um centro comercial totalmente subterrâneo e coberto, no nível térreo, por uma imensa área verde, que funcionará como um novo parque à cidade. Inclui, além do shopping, uma série de pequenos edifícios residenciais, que estarão organizados em torno do novo parque.


O grande destaque do projeto é seu foco totalmente sustentável e o benefício de disponibilizar um novo parque à cidade. No teto do shopping a população terá acesso a uma pequena floresta, com novas opções de lazer e árvores que irão fornecer ar puro. Já as lojas, no interior do shopping, poderão usufruir das vantagens de um telhado verde, com o resfriamento ocasionado pela barreira térmica e, também com arquitetura solar passiva, além de iluminação natural. O projeto também prevê a reutilização de água da chuva no interior da instalação.

ANTIGO TERMINAL DE SÃO FRANCISCO VIRA EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

A reformulação da central de transporte da cidade de São Francisco, Califórnia, faz parte do projeto Transbay Transit Center, que trará um grande parque de 22 mil m² na sua superfície com uma extensa área verde e irá abranger cinco quarteirões da cidade, abrigando uma variedade de programas que atraiam tipos diferentes de usuários ao local.


O projeto desenvolvido pela Pelli Clarke Pelli, empresa de arquitetura, fará alterações na estrutura do terminal construído no século 20 para transformá-lo em um amploparque suspenso com teatros, cafés, amostra de arte e parque infantil. Tudo de graça.

A estrutura da fachada será inspirada no formato das árvores, com “troncos” de aço que se juntarão nas pontas formando pétalas próximas à cobertura. Os corredores do centro de transportes abaixo serão iluminados por luz natural, através de claraboias situadas dentro do parque.


O término da reforma, que custará US$ 4 bilhões, está previsto para 2017. A sua estrutura contará com turbinas eólicas para geração da energia, um sistema deresfriamento interno que vai utilizar o ar externo, energia geotérmica para regular e aquecer a temperatura, além de reutilizar a água do terminal. O conjunto dessas medidas “verdes” pode dar ao projeto a certificação LEED Ouro (Leadership in Energy and Envirommental Design) – selo de certificação recebido poredificações sustentáveis.
Fonte: Ecotelhado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios