Pular para o conteúdo principal

Habitação flutuante em NY produz água, energia e alimentos


O norte-americano Adam Katzman vive em um barco antigo reformado com materiais reciclados, que não depende da rede de distribuição elétrica nem de abastecimento público de água. Comprado com menos de três reais, o eco barco fica ancorado em um poluído canal de Nova Iorque e possui um sistema próprio de geração de energia limpa e captação das águas das chuvas. Com uma área de 33 metros quadrados, a habitação flutuante se tornou símbolo de sustentabilidade na megalópole norte-americana.

Batizado de The Jerko, o barco ecológico fica ancorado no Gowanus Canal e oferece a estrutura necessária para a sobrevivência de Katzman, de 29 anos. A eletricidade gerada na habitação vem dos painéis solares instalados na parte superior do barco, que produzem apenas uma pequena quantidade de energia para o morador. Já a água utilizada na residência é fornecida por um sistema que aproveita as chuvas – assim, o líquido flui para um sistema de filtragem, o qual garante o consumo diário de até duas pessoas.


O norte-americano também consome somente os alimentos produzidos no eco barco, uma vez que a estrutura conta com plantações de legumes e ervas numa horta interna. As refeições são preparadas em uma pequena cozinha, equipada com um fogão solar parabólico.

Alguns dos alimentos da dieta de Katzman são produzidos no jardim flutuante, do lado de fora da habitação. A estrutura possui ainda um filtro de bambu natural, que, além de garantir o desenvolvimento dos vegetais na água, ainda ajuda a reduzir um pouco da sujeira do poluído Gowanus Canal.

Embora a embarcação The Jerko seja exemplo de construção sustentável para Nova Iorque, seu criador não é encarado com bons olhos pelas autoridades locais. Além de não ser considerada segura para a moradia, a habitação flutuante independente dos sistemas públicos de energia e água e não se enquadra nos padrões estabelecidos pela inspeção habitacional da cidade. No vídeo abaixo (em inglês), Katzman fala mais sobre a habitação sustentável autossuficiente:

   Com informações do InHabitat.

Com informações do InHabitatVia: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo

Este pequeno apartamento consegue ter oito cômodos em 40 metros quadrados

Viver em Nova York não é só aventura e dinamismo. A não ser que você seja rico do jeito que nenhuma pessoa real é, provavelmente vai ter que se contentar em viver em um lugar apertado e confuso. Este o projeto de Graham Hill, empreendedor e fundador do treehugger.com , tenta criar o apartamento ideal de Nova York – um com pouco espaço, mas que oferece beleza e funcionalidade apesar do tamanho. O apartamento de Hill está constantemente evoluindo em espaço. Ele sempre está pesquisando e procurando jeitos de transformar o cubo que vive para surprir suas necessidades. E o que ele tem agora parece completamente habitável. Mesmo uma pessoa como eu consegue enxergar a beleza na sua simplicidade. Quando você entra, você encontra o que parece, em um primeiro momento, um pequeno estúdio. Mas o cubo tem ao todo 8 espaços funcionais. A sala de estar e o escritório viram o quarto com uma ajuda da estante. Abra um dos closets e você vai encontrar dez cadeiras empilháveis que podem ser c...