Translate

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

9 de ago de 2013

Habitação flutuante em NY produz água, energia e alimentos


O norte-americano Adam Katzman vive em um barco antigo reformado com materiais reciclados, que não depende da rede de distribuição elétrica nem de abastecimento público de água. Comprado com menos de três reais, o eco barco fica ancorado em um poluído canal de Nova Iorque e possui um sistema próprio de geração de energia limpa e captação das águas das chuvas. Com uma área de 33 metros quadrados, a habitação flutuante se tornou símbolo de sustentabilidade na megalópole norte-americana.

Batizado de The Jerko, o barco ecológico fica ancorado no Gowanus Canal e oferece a estrutura necessária para a sobrevivência de Katzman, de 29 anos. A eletricidade gerada na habitação vem dos painéis solares instalados na parte superior do barco, que produzem apenas uma pequena quantidade de energia para o morador. Já a água utilizada na residência é fornecida por um sistema que aproveita as chuvas – assim, o líquido flui para um sistema de filtragem, o qual garante o consumo diário de até duas pessoas.


O norte-americano também consome somente os alimentos produzidos no eco barco, uma vez que a estrutura conta com plantações de legumes e ervas numa horta interna. As refeições são preparadas em uma pequena cozinha, equipada com um fogão solar parabólico.

Alguns dos alimentos da dieta de Katzman são produzidos no jardim flutuante, do lado de fora da habitação. A estrutura possui ainda um filtro de bambu natural, que, além de garantir o desenvolvimento dos vegetais na água, ainda ajuda a reduzir um pouco da sujeira do poluído Gowanus Canal.

Embora a embarcação The Jerko seja exemplo de construção sustentável para Nova Iorque, seu criador não é encarado com bons olhos pelas autoridades locais. Além de não ser considerada segura para a moradia, a habitação flutuante independente dos sistemas públicos de energia e água e não se enquadra nos padrões estabelecidos pela inspeção habitacional da cidade. No vídeo abaixo (em inglês), Katzman fala mais sobre a habitação sustentável autossuficiente:

   Com informações do InHabitat.

Com informações do InHabitatVia: CicloVivo