Pular para o conteúdo principal

Prédio residencial de SP é o primeiro a ter selo AQUA na fase Realização



A Even, construtora e incorporadora, acaba de anunciar o primeiro prédio residencial do Brasil a receber a certificação de cuidado ambiental AQUA na fase de realização. O empreendimento está localizado na região sul de São Paulo e oferece benefícios em longo prazo aos moradores.

O selo destinado à construção civil reconhece a adoção de práticas sustentáveis e prevê três etapas: Programa, que analisa o planejamento funcional e ambiental do edifício; Concepção, em que deve ser comprovado o Perfil de Qualidade Ambiental na elaboração do projeto executivo; e Realização, que atesta o atendimento a todas as categorias da certificação na execução da obra.

“O True já foi o primeiro residencial de São Paulo a obter a certificação na fase Programa e o primeiro do Brasil, na fase Concepção. Agora repete o pioneirismo, no país, na conquista do selo na fase Realização, comprovando o ineditismo nas questões relacionadas à sustentabilidade”, afirma Silvio Gava, diretor-executivo técnico e de sustentabilidade da Even.

Para os clientes, os benefícios da certificação se traduzem em diversos aspectos, como:

Economia com água – segundo estudos a redução pode chegar a 27%, graças à adoção de soluções como redutores de vazão nas torneiras, reuso de água etc

Economia de energia – nas áreas comuns pode superar os 30% em função da adoção de iluminação automática ativada por sensores, a escolha de lâmpadas eficientes e a arquitetura privilegia a iluminação natural.

Facilidade na reciclagem dos resíduos – o empreendimento prevê um espaço no apartamento e no condomínio para armazenamento dos materiais a serem encaminhados à reciclagem.

Conforto térmico – o projeto contemplou a orientação do edifício, o posicionamento das janelas e o melhor aproveitamento da ventilação natural.

Conforto acústico – o empreendimento foi executado de forma a reduzir a interferência sonora entre os cômodos de cada apartamento.

De acordo com Gava, foi um grande desafio para a companhia, mas também um aprendizado enorme. Em agosto do ano passado, a companhia assumiu o compromisso de projetar todos os empreendimentos residenciais da cidade de São Paulo para que recebam a certificação AQUA, nas três etapas. “O True foi o primeiro a obter a certificação nas três fases, mas estamos trabalhando para repetir esse resultado em muitos outros empreendimentos”, afirma. 

Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios