Pular para o conteúdo principal

Qatar planeja ilha artificial para receber turistas na Copa de 2022


O Qatar está na fila dos países que sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol nos próximos dez anos. Para receber um evento de tão grande porte, a nação árabe projetou a construção de uma ilha artificial, a ser usada como centro de hospedagem provisório.

A ideia é construir a ilha ao longo da costa de Doha, a capital do Qatar. Para que o projeto se torne realidade será necessário investir, em média, US$ 5,5 bilhões. Apelidado de Oryx Island, o projeto é assinado por dois escritórios de arquitetura, o HOK e o ABS.

A nova estrutura deve contar com cinco hotéis flutuantes, um teatro ao ar livre, zona comercial, áreas de lazer e várias opções de espaços residenciais. Conforme explicado pelo chefe executivo de Barwa, Abdulla al-Subaie, em declaração à Reuters, a ilha deverá acomodar de 20 a 25 mil pessoas.

Além dos hotéis, a faixa de terra será planejada para permitir que os cruzeiros ancorem, encaixados na ilha, durante o período em que durar o evento. Essa opção oferece maior flexibilidade aos visitantes e reduz a quantidade de novas acomodações que não serão necessárias após a Copa de 2022.

A Oryx Island estará situada em uma área de fácil acesso ao aeroporto, para facilitar o deslocamento dos turistas. Além disso, a ilha deve ser uma comunidade em que as pessoas se locomoverão de maneira sustentável, as opções são: a pé, com veículos elétricos, táxis aquáticos e balsas, que substituirão os transportes tradicionais.

O legado deixado para a comunidade local serão três dos cinco hotéis e também uma Faculdade Marítima, em que serão ministradas aulas sobre a biodiversidade marinha, entre outras coisas. Com informações do World Architecture News.

Via: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável