Pular para o conteúdo principal

Galpão abandonado vira escritório de vidro em Amsterdã


O Crystal Forest é um complexo sustentável de escritórios planejado pelos arquitetos do Except Integrated. A estrutura foi projetada em um galpão abandonado na capital holandesa, Amsterdã. O local é confortável, espaçoso e leva a natureza ao ambiente de trabalho.

Conforme informado no site da empresa de arquitetura, a ideia surgiu quando a equipe buscava um novo espaço para a sua sede. Durante as visitas, eles estiveram em um estaleiro abandonado e logo se apaixonaram. A sugestão era transformar o grande galpão em um espaço de trabalho inspirador. Durante o processo, eles perceberam que isso poderia ser replicado para diferentes locais.

Como o nome já diz, as plantas são parte essencial deste complexo. Elas estão espalhadas por toda a parte. Além de auxiliarem no controle da qualidade e umidade do ar, elas também servem para produzir alimentos através de sistemas hidropônicos. Para mantê-las sempre abastecidas, os arquitetos utilizaram um sistema de capitação da água da chuva, que leva automaticamente água e nutrientes às plantas.

A estrutura é feita basicamente em vidro, o que permite maior aproveitamento da luminosidade natural e oferece aos usuários a sensação de liberdade e contato direto com a natureza. Por isso, o complexo não tem paredes dividindo os ambientes. As separações são feitas a partir da disposição das mesas e cadeiras. Mesmo assim, existem espaços para convivência, reuniões, trabalhos individuais, recepção e até um café.

Apesar de toda a beleza do Crystal Forest, não é na aparência que está o seu principal diferencial. Os arquitetos explicam no site do escritório que esta é uma opção prática para tornar habitáveis os grandes armazéns abandonados, algo bastante comum na Europa pós-revolução industrial. Originalmente essas estruturas não foram planejadas para abrigar pessoas, portanto, não possuem bons sistemas de ventilação, aquecimento e os métodos tradicionais de adequação seriam muito caros. Já o Crystal Forest é uma solução modular, que pode ser facilmente transportada e construída em outro local e que oferece diversas opções de uso. De acordo com o site, é possível replicar a estrutura em qualquer ambiente que tenha, ao menos, 400 metros quadrados de espaço disponível. 

Fonte: CicloVivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Este pequeno apartamento consegue ter oito cômodos em 40 metros quadrados

Viver em Nova York não é só aventura e dinamismo. A não ser que você seja rico do jeito que nenhuma pessoa real é, provavelmente vai ter que se contentar em viver em um lugar apertado e confuso. Este o projeto de Graham Hill, empreendedor e fundador do treehugger.com , tenta criar o apartamento ideal de Nova York – um com pouco espaço, mas que oferece beleza e funcionalidade apesar do tamanho. O apartamento de Hill está constantemente evoluindo em espaço. Ele sempre está pesquisando e procurando jeitos de transformar o cubo que vive para surprir suas necessidades. E o que ele tem agora parece completamente habitável. Mesmo uma pessoa como eu consegue enxergar a beleza na sua simplicidade. Quando você entra, você encontra o que parece, em um primeiro momento, um pequeno estúdio. Mas o cubo tem ao todo 8 espaços funcionais. A sala de estar e o escritório viram o quarto com uma ajuda da estante. Abra um dos closets e você vai encontrar dez cadeiras empilháveis que podem ser c...

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo