A habitação possui baixo impacto ambiental e foi projetada de maneira a oferecer conforto e segurança para as pessoas que querem manter a conexão total com a natureza. | Imagem: Divulgação
A Nomadic Resorts é uma empresa formada por arquitetos, designers e engenheiros, especializada na criação de hotéis em meio à natureza. Entre as criações da equipe está o Looper, um modelo de apartamentos pré-fabricados que podem ser facilmente transportados para qualquer lugar.
A habitação possui baixo impacto ambiental e foi projetada de maneira a oferecer conforto e segurança para as pessoas que querem manter a conexão total com a natureza em ambientes como: selvas, montanhas ou praias.
O grande diferencial da estrutura é que ela não deixa impactos no local após ser removida. Ela é montada sobre a superfície e descarta qualquer necessidade de adaptação no solo. As moradias se parecem com grandes cabanas, feitas com um tecido de leve tração, esticado sobre uma armação de madeira.
A inspiração para os arquitetos foi a forma de uma lagarta, que possui “divisões” em seu corpo. No caso da Looper, essas segmentações servem para dobrá-la, resultando em uma estrutura curvilínea. Cada uma das “casas” possui um banheiro, uma sala, um quarto, um pequeno escritório e uma sala de estar interna, mas que pode também ser aberta.
Para garantir que os impactos ambientais dos turistas que utilizam a estrutura sejam mínimos, os arquitetos equiparam as cabanas com placas fotovoltaicas, que alimentam as lâmpadas de LED e o ar-condicionado. A água usada no banho é aquecida por um sistema solar e toda a água da chuva e residuais é reaproveitada.
O formato do Looper permite a ventilação natural cruzada, fornece sombra e também aproveita a iluminação natural. O tecido usado na estrutura é feito para durar, no mínimo, uma década. Mesmo assim, após perder a sua utilidade original, ele pode ser totalmente reciclado. Com informações do Inhabitat.
Fonte: CicloVivo
Comentários
Postar um comentário