Pular para o conteúdo principal

Concurso Complexo Hotel Paineiras

O vencedor do Concurso Complexo Hotel Paineiras, organizado pelo IAB-RJ (Instituto dos Arquitetos do Brasil), foi saudado pelo público na cerimônia de premiação, realizada na última sexta-feira (25.09) na sede do instituto.
O projeto arquitetônico, idealizado pelo escritório paulista Estúdio América, faz parte do plano de revitalização do Complexo Corcovado, que abrange, entre outros locais, o Hotel Paineiras, inaugurado em 1884 por Dom Pedro II e fechado há mais de 25 anos.
Dentre as novidades propostas, pode-se destacar a ampla infraestrutura de visitação, que inclui jardins suspensos, museu a céu aberto, restaurante com vista panorâmica, centro de convenções, lojas, café e estacionamentos. “O partido do projeto adotou como prioridades o passeio, como essência do sentido de estar no parque, e a paisagem, como protagonista exuberante”, explica a equipe vencedora. As obras devem começar ano que vem e o novo Hotel Paineiras deve ficar pronto em 2011.
Agora é aguardar a (re)inauguração desse patrimônio turístico-ambiental, pois cuidar de nossa história é também cuidar de nosso futuro.
Parabéns aos premiados e ao Rio de Janeiro!
*Veja abaixo as imagens do projeto e foto dos vencedores.

  

  

    

  
Da esquerda para a direita: Lucas Fehr (Estúdio América), Carlos Garcia (EA), Ricardo Calmon (Chefe do Parna-Tijuca), Ricardo Soavinski (Diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral – ICMBio), Mario Figueroa (EA), Dayse Góis (Presidente IAB-RJ), Carlos Minc (Ministro do Meio Ambiente), Guilherme Motta (chefe da EA) e Marcus Damon (EA).
Fonte: Blog PARNA-Tijuca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

CALFITICE

Beleza e harmonia são características intrínsecas desta técnica Calfitice é uma mistura para diferentes aplicações. O próprio nome explica a técnica: Cal + Fibras + Tierra + Cemento (em espanhol). Sua origem é colombiana, onde foi aprimorada pelas mãos de Luis Carlos Rios, Engenheiro especialista em Geobiologia. Diferente das misturas de solo-cimento ou solo-cal onde a mistura é em estado semi-úmido no calfitice o a mistura é em forma de pasta, a fibra é o elemento que evita a trinca. Sua versatilidade em seus diferentes traços permite vários usos: revestimentos de paredes (convencionais, de madeira ou de terra), relevos artísticos, coberturas e também como estruturas. Fonte:  http://www.ecocentro.org/   Telhado em Calfitice Externo Telhado em Calfitice Externo

Telhado de Bambu

É muito resistente quando devidamente tratado, com uma estética linda e, não se utiliza só como cobertura, mas como vedação (paredes).  Quando os bambus não são tratados, o sol e a chuva os tornam fragilizados, criando fungos e ressecamento, a durabilidade é de uns 2 ou 3 anos, dependendo da região. Mas, se souber colher no dia certo (não caruncha e dura bastante) e aplicar um spray impermeável, a duração será muito maior que três anos *Dica:  - popularmente, a lua minguante (4ºdia) é conhecida como a melhor lua para se cortar os colmos (caule) de bambu.  - Use sulfato de cobre. Fonte: Brincadeira Sustentável