Pular para o conteúdo principal

Concurso Complexo Hotel Paineiras

O vencedor do Concurso Complexo Hotel Paineiras, organizado pelo IAB-RJ (Instituto dos Arquitetos do Brasil), foi saudado pelo público na cerimônia de premiação, realizada na última sexta-feira (25.09) na sede do instituto.
O projeto arquitetônico, idealizado pelo escritório paulista Estúdio América, faz parte do plano de revitalização do Complexo Corcovado, que abrange, entre outros locais, o Hotel Paineiras, inaugurado em 1884 por Dom Pedro II e fechado há mais de 25 anos.
Dentre as novidades propostas, pode-se destacar a ampla infraestrutura de visitação, que inclui jardins suspensos, museu a céu aberto, restaurante com vista panorâmica, centro de convenções, lojas, café e estacionamentos. “O partido do projeto adotou como prioridades o passeio, como essência do sentido de estar no parque, e a paisagem, como protagonista exuberante”, explica a equipe vencedora. As obras devem começar ano que vem e o novo Hotel Paineiras deve ficar pronto em 2011.
Agora é aguardar a (re)inauguração desse patrimônio turístico-ambiental, pois cuidar de nossa história é também cuidar de nosso futuro.
Parabéns aos premiados e ao Rio de Janeiro!
*Veja abaixo as imagens do projeto e foto dos vencedores.

  

  

    

  
Da esquerda para a direita: Lucas Fehr (Estúdio América), Carlos Garcia (EA), Ricardo Calmon (Chefe do Parna-Tijuca), Ricardo Soavinski (Diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral – ICMBio), Mario Figueroa (EA), Dayse Góis (Presidente IAB-RJ), Carlos Minc (Ministro do Meio Ambiente), Guilherme Motta (chefe da EA) e Marcus Damon (EA).
Fonte: Blog PARNA-Tijuca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios