Pular para o conteúdo principal

Serão as Fazendas Verticais o futuro da arquitetura sustentável?

The Asian Cairns farmscrapers (Image courtesy Vincent Callebaut Architects)
As Fazendas Verticais "Asian Cairns" (Imagem Cortesia Vincent Callebaut Architects)

Uma das vantagens de viver em uma cidade é que o ambiente urbano é de muitas maneiras mais sustentável do que nos subúrbios - o transporte de massa proporciona fácil acesso às diferentes áreas sem carros ou auto-estradas, e o denso planejamento se encaixa de forma eficiente onde tem-se mais pessoas em menos espaços. Mas a unidade de Arquitetura por excelência da cidade, o arranha-céu, nem sempre é o método mais verde de edifício. Essas fazendas Verticais são uma criação da Empresa Vincent Callebaut Architectsde com sede na França e Bélgica.

Detail of a farmscraper unit (Image courtesy Vincent Callebaut Architects)
Detalhe de uma Unidade -  (Imagem cortesia Vincent Callebaut Architects)

As Construções Verticais Verde são chamadas de ""Farmscraper" que é o termo que eles inventaram para um plano de seis arranha-céus, considerado "Asian Cairns," criado para a província de Shenzhen, na China. As estruturas imponentes são divididas em seções ovulares, "Blob-like" que se parecem com pedras alisadas pela água corrente durante os anos. Cada gota (blob) contém uma floresta em miniatura com árvores e grama, juntamente com turbinas eólicas e células solares. Cada "Farmscraper" mede 396,24 metros de altura e tem 111 andares, relata New York Daily News.

Essas "Farmscrapers" são projetadas para atuar como ecossistemas auto-suficientes: A água criada e coletada pelas plantas das Edificações que será reciclada para uso no interior do edifício. As "Farmscrapers" não vão necessariamente, produzir alimentos para sustentar a comunidade, mas vão melhorar a qualidade do ar legendariamente ruim da cidade. Cada seixo de unidade também irá conter uma mistura de escritórios, residencias e espaços de lazer. Misturando densidade eficiente com as estratégias de design verde, Callebaut está desenvolvendo uma solução arquitetônica para a expansão urbana em crescimento da China. "Neste contexto de hipercrescimento e urbanismo acelerado, o projeto "Asian Cairns"luta pela construção de um pólo urbano multifuncional, multicultural e ecológico", a empresa explicou no World Architecture News.

Close-up of a farmscraper (Image courtesy Vincent Callebaut Architects)

O projeto da Callebaut ainda pode ser teórica, mas o plano para integrar a tecnologia amiga do ambiente em arranha-céus já foi realizada em muitos edifícios. como nas torres residenciais verticais "Bosco Verticale" de Milão, com árvores que crescem em varandas modulares na parte externa de cada unidade. O projeto se espalharia por um hectare de floresta por 27 andares, de acordo com FastCo, enquanto apenas adicionaria 5% sobre os custos de construção. A "Harmonia 57's desenvolvida em São Paulo, Brasil, incorpora plantas junto às suas paredes de concreto.

MAD's Urban Forest (Image courtesy inhabitat.com)
MAD’s Urban Forest (Image courtesy inhabitat.com)

A empresa chinesa "MAD Architects" também projetou uma "Farmscrapers" ou "Floresta Urbana" para Chongqing. O edifício torcido, onde fatias arredondadas são uma reminiscência do alto modernismo, mas cada nível também abriga grandes áreas de árvores, semelhante ao plano "Farmscraper". É uma maneira de trazer os espaços verdes para o ambiente urbano, mantendo as cidades como numa embalagem, tanto quanto possível em um espaço apertado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios