Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA AS VANTAGENS DE UMA CASA ECOLÓGICA


As casas ecológicas, ainda são pouco divulgadas e construídas no Brasil, mas trata-se de uma alternativa de moradia que, além de gerar mais economia no dia a dia, provoca menos impactos ao meio ambiente, durante e depois da sua construção.

Uma das principais desse lar sustentável está na escolha do material utilizado na sua construção. Os tijolos convencionais são substituídos por tijolos de solo-cimento. Um tipo de alvenaria que é seca sob o sol, ou seja, diferente dos tijolos convencionais, eles não precisam ir ao forno à lenha. Isso evita que cerca de 60 árvores sejam queimadas para a fabricação do produto. Outra vantagem dos tijolos ecológicos é que eles também garantem um conforto térmico e acústico maior que os tradicionais.

Para construir uma casa ecológica, outro material que pode ser utilizado é a madeira com selo certificação de origem. Detalhe que assegura que a extração do material não degradou o solo e o ecossistema ao seu redor. A vantagem de utilizar madeira é que ela consegue controlar melhor a temperatura interna do ambiente e tem boa durabilidade, além de reduzir o tempo gasto com a construção da casa.

Para os móveis a sugestão é utilizar madeira de demolição ou reflorestamento, evitando o desperdício. Antes de ser vendido, esse tipo de material passa por um tratamento que aumenta sua vida útil.

A utilização de lâmpadas fluorescentes é outro fator indispensável. Elas duram mais e consomem cerca de 80% menos energia que as lâmpadas incandescentes e possuem maior durabilidade. Investir em janelas e portas de vidro também ajuda a evitar o uso desnecessário de luz elétrica, já que estes itens ampliam a incidência de luz natural dentro dos cômodos.

Outras atitudes sustentáveis que podem ser adaptadas à sua casa são investir em sistemas de aquecimento solar e captação de água da chuva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA FEITO COM TUBOS DE PVC

PROJETO EXPERIMENTAL solução barata para aquecer água para banho Nota:  Aquecedor Solar de Água com o coletor solar feito com tubos de PVC: Criação, pesquisa e desenvolvimento por Edison Urbano. Obs.: Esse projeto foi baseado na tecnologia do ASBC - Sigla que caracteriza o Aquecedor Solar de Baixo Custo, projeto originalmente elaborado pela equipe da ONG Sociedade do Sol que, para a confecção do seu coletor térmico solar, usa placas alveolares de PVC (normalmente usadas para construções de forros). ÍNDICE INTRODUÇÃO Energia Elétrica - consumo sustentável. Formas simples para economizar energia elétrica. Estudo do consumo de energia elétrica por um chuveiro elétrico Explicações gerais do projeto experimental do Aquecedor Solar de água feito com tubos de PVC próprios para água potável. Aprendendo a dimensionar um Aquecedor Solar feito com tubos de PVC. MONTAGEM do(s) COLETOR(es) MONTAGEM do COLETOR feito com TUBOS de PVC Obs.: as medidas podem ser alt

Política dos 5 R's e Consumo Consciente

A politica dos 5Rs, são as possíveis acções práticas que no dia a dia, podem reduzir o impacto no meio ambiente, através do estímulo ao consumo consciente. São elas: 1 - Repensar os hábitos de consumo Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe as embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Deite no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada, durável e resistente. Utilize lâmpadas economizadoras e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo. 2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e escolha as fábricas e empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos