Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

4 de set de 2015

Casa com domo de madeira redondo aproveita luz natural em todos os ângulos


Semelhante a um disco voador pousado no meio da floresta, essa surpreendente construção em forma esférica mostra uma forma de eficiência energética que merece atenção. Isso porque sua estrutura otimiza a entrada de luz natural tanto pela forma quanto por seu mecanismo que faz a edificação girar.

Localizada em um terreno na floresta de New Paltz, nos Estados Unidos, a casa de veraneio foi construída através de tecnologias de pré-fabricação da empresa francesa DomeSpace e sua montagem no local levou cerca de 3 meses. Sua cúpula é composta basicamente por materiais orgânicos, como cedro, bambu e calcário, além de contar com um sistema peculiar: uma plataforma que faz a casa girar inteiramente para otimizar o aproveitamento de luz e calor ou mesmo sombra. Com o apertar de um botão é possível posicionar a casa de modo que suas aberturas fiquem direcionadas para o melhor sentido.

A casa conta com dois pavimentos, possui pouquíssimas paredes internas e uma estrutura central que tornam os ambientes arejados e claros. As paredes revestidas de madeira e o pé direito em arco contribuem com a sensação de aconchego e fascínio ao se estar dentro do ambiente. O espaço interno possui uma área de 700 m² divididos em três quartos, dois banheiros, cozinha e sala, além de uma biblioteca e um escritório, tudo, sem sacrificar a qualidade dos espaços e o conforto. Outro ponto interessante da residência são as suas grandes janelas curvas que juntamente com sua planta aberta criam a ilusão de extensão da propriedade.

Não se pode ignorar o consumo energético necessário para o funcionamento do mecanismo de giro, o que torna a eficiência da casa nesse aspecto, contraditória, mas com a utilização de fontes de energia limpa é possível viabilizar o conceito de maneira eficaz.

Ah, a residência de férias está à venda pelo valor de 950 mil dólares.







Imagens via Douglas Elliman

Fonte: Arquitetura Sustentável