Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

18 de jun de 2015

Sistema que reaproveita 80% da água do chuveiro é vendido no Brasil


A empresa brasileira startup Lakefarm, que desenvolve produtos de utilidade doméstica criou o Aguawell, um sistema que coleta mais 80% da água do chuveiro para ser utilizado como reúso nas descargas do vaso sanitário ou para lavar pisos e calçadas. O produto tem capacidade de 12 litros e é suficiente para duas descargas. 

A ideia surgiu após a observação de várias propostas de coleta de água de banho para fins de reúso. O Aguawell é um equipamento simples, que consiste em um container de plástico (PEAD, Polietileno de Alta Densidade), uma placa de topo de borracha microporosa antiderrapante e uma tampa de rosca. Ele pesa 1,5 kg vazio e mede aproximadamente 55cm x 56cm. Não há necessidade de instalação, o que dispensa custos adicionais. Basta que o usuário coloque o objeto sobre o tapete do box embaixo do chuveiro e comece a usar.

Imagem: Divulgação

O produto, no entanto, ainda é um protótipo feito à mão e a ideia é produzi-lo em escala industrial. O intuito é destiná-los às populações que mais têm necessidade, mas não têm condições financeiras para adquiri-lo.

Imagem: Divulgação

Pensando nisso, o grupo de criadores do Aguawell, formado por três empresários, a brasileira Flavia Arantes Jensen e os dinamarqueses Jens Lachenmeier e Soren Jensen, decidiu lançar o produto por meio de uma campanha de financiamento coletivo no site Kickante, na qual os patrocinadores (pessoas físicas, empresas e fundações) poderão apoiar o projeto.

A meta de arrecadação para a produção do equipamento no Brasil é de 80 mil reais. Os produtos serão entregues para as pessoas em comunidades de baixa renda em parceria com uma ONG, que ainda será selecionada.

Lachenmeier ressalta a importância da realização do projeto no Brasil e em outros países. "Estamos felizes em produzir o produto no Brasil, gerando emprego com um produto inovador”, disse. “Esperamos ajudar muitas pessoas com o nosso produto. Além de atender o mercado brasileiro, queremos exportar para outros locais que sofram com a falta de água".


Como adquirir um?

Apesar de o intuito da campanha seja angariar fundos para produzir equipamentos suficientes para doar às comunidades carentes, quem colabora também pode adquiri um exemplar. As doações a partir de R$ 149 são recompensadas com os equipamentos. Até mesmo as grandes empresas podem colaborar com valores mais altos e, em troca, receberem até cem exemplares do Aguawell para utilizar na companhia ou distribuir entre os funcionários.

O projeto Aguawell foi selecionado para o Concurso “Acelera Startup”, da FIESP, na categoria “Água”, juntamente com mais de 90 inventores. Os projetos candidatos foram apresentados no evento nos dias 16 e 17 de junho.

Clique aqui para apoiar o projeto.