Quem sou eu

Minha foto

Pesquisadora nas áreas de sustentabilidade e saúde da habitação. Tem como objetivo projetar e prestar consultoria a clientes com interesse na busca pelo Viver Saudável, uma interação equilibrada entre meio ambiente, pessoas  e o Lar em que habitam.

Fale Conosco

- Deixe seu comentário ou envie um e-mail: celinalago@hotmail.com
- Se desejar receber as novidades do site seja um seguidor que o envio é automático.
- A sua participação é muito importante. Só assim, unidos conseguiremos reverter o processo de destruição planetária pelo qual estamos passando e encontrar um equilíbrio saudável.

Muita Luz e Amor,

Celina Lago

12 de jan de 2015

Em 40 dias, estação de coleta recebe 1,5t de lixo reciclável em Curitiba


Quarenta dias após ser inaugurada, a primeira Estação de Sustentabilidade de Curitiba, localizada na Regional Boa Vista, coletou 1.502 quilos de lixo reciclável. O equipamento é um local preparado para entrega voluntária de resíduos por moradores da região. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente pretende, nos próximos anos, implantar pelo menos uma estação em cada um dos 75 bairros de Curitiba.

O novo modelo visa envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos, aperfeiçoar a coleta seletiva e criar mais um mecanismo de inclusão social, ao delegar a administração dos resíduos para associações de catadores.

A estação da Boa Vista recebe 12 tipos de materiais recicláveis, como vidro incolor e colorido, papel branco, papelão, papel colorido, embalagem longa vida, plásticos, rótulos, tampas e garrafas pet, além de latas de alumínio e outros metais. Antes de serem depositados nos locais apropriados, os materiais devem ser limpos e separados por tipo.

Desde o final de novembro, dos 1,5 mil quilos coletados, 70% referem-se a vidro, 18% a papel, 9% a plástico e 3% a metal. A Estação de Sustentabilidade é monitorada por fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e as quantidades são auferidas na saída do próprio local.


A unidade, localizada na esquina das ruas Flavio Dallegrave e Jovino do Rosário, permanece aberta 24 horas e os moradores do entorno podem realizar o descarte quando for conveniente, não precisando mais esperar pela coleta seletiva domiciliar. O objetivo é criar mais um mecanismo para evitar o descarte irregular de resíduos e os consequentes problemas ambientais e sanitários.

No final de 2014, técnicos devidamente identificados fizeram um trabalho personalizado, passando de casa em casa da região, distribuindo uma cartilha com orientações para o correto descarte dos materiais. Tanto os catadores como técnicos da Administração Regional Boa Vista passaram por capacitações para operar a estação e orientar a população da área de abrangência.